Terceira etapa da competição conta com a presença de cinco medalhados olímpicos, numa prova com cerca de 60 atletas
É já este sábado que as águas do Sado recebem a terceira etapa Taça do Mundo de Águas Abertas 2024, numa edição que conta com a presença de cinco medalhados olímpicos. O circuito mundial de natação em águas abertas vai receber cerca de 60 atletas numa prova “muito importante e com o elevado grau de competitividade”.
Serão 35 homens e 25 mulheres, entre as quais a portuguesa Angélica André, que foi 12.ª nos últimos Jogos Olímpicos, que vão participar nesta prova em Setúbal, considerado “um dos sítios mais exigentes” para as águas abertas, tendo em conta também aquilo que está previsto a nível meteorológico, com chuva e vento, tornando a competição numa “verdadeira prova de águas abertas”.
Para Luís Liberato, da organização da etapa setubalense, trata-se de uma prova “sempre muito importante e com o elevado grau de competitividade”. Em declarações a O SETUBALENSE, o responsável destaca a presença de atletas que foram campeões do mundo, campeões da Europa e campeões olímpicos nos últimos tempos. “Estão cá os países mais importantes a nível mundial das águas abertas, como o Brasil, a República Checa, a Itália, a Hungria, a Alemanha, a França, a Austrália”.
A nível da organização, Luís Liberato garante ser uma “logística pesada”, mas tendo em conta que esta equipa organiza a prova desde 2006, a experiência é “enorme na organização” desta prova e, portanto, ela é “pesada”, mas garante que a organização está “muito preparada”.
A realização desta prova de natação motiva o encerramento ao trânsito automóvel do acesso ao Parque Urbano de Albarquel, em Setúbal, entre as 7 horas e a meia-noite de sábado e entre as 7 e as 17 horas de segunda-feira.
Em alternativa, durante aqueles períodos, a Câmara Municipal de Setúbal aconselha os automobilistas a circularem no percurso composto pela Avenida José Mourinho, Rua Amália Rodrigues, Travessa da Rasca e Travessa da Casa da Saúde.
O calendário da prova é composto por cinco etapas a realizar ao longo do ano e tal como no ano passado, em 2024 o circuito arrancou na Baía de Soma, no Egipto, em 23 e 24 de Março, passando depois pelo Golfo de Aranci, em Itália, em 24 e 25 de Maio.
A prova prossegue, este sábado, 12 de Outubro, com a etapa no rio Sado. Esta vai decorrer, como tem sido habitual, a partir do Parque Urbano de Albarquel. Depois de Setúbal, a 18.ª edição da maratona aquática disputada na distância de dez quilómetros prossegue, com inscrição provisória, nos dias 26 e 27 de Outubro, em Hong Kong, culminando o circuito, em princípio, em Neom, na Arábia Saudita, com prova marcada para 22 e 23 de Novembro.
O calendário da competição foi anunciado pela World Aquatics, a nova denominação da Federação Internacional da Natação, com o objectivo de simbolizar a inclusão de todas as modalidades aquáticas.
Prova com data marcada para 2025 e traz europeu de juniores
A Taça do Mundo de 2025 já tem data marcada, será 14 e 15 de Junho, revelou Luís Liberato, explicando que desta forma será feito o regresso às datas do Verão. Também no próximo ano a cidade de Setúbal vai acolher os campeonatos da Europa de juniores de águas abertas entre 19 e 21 de Junho do próximo ano, anúncio feito pela Liga Europeia de Natação (LEN).
A competição, que junta atletas entre os 14 e os 19 anos, regressa assim a Setúbal, onde decorreu em 2022, cidade com tradição na organização de provas internacionais de águas abertas. De acordo com o comunicado da LEN, organismo liderado pelo português António Silva, a cidade de Atenas será palco, em Junho, dos europeus juniores de saltos para a água e natação artística.
A Eslováquia fará a sua estreia como anfitriã europeia de desportos aquáticos, com Samorin a receber os campeonatos continentais de natação de sub-23 e de juvenis.