Manuel Freire, José Fanha, Lúcia Moniz, Mimo Froes e Mário Mata são alguns dos nomes que vão “passar” por Palmela. Iniciativas abrangem todo o concelho
A actuação do guitarrista Pedro Jóia, acompanhado por José Salgueiro na percussão, marca hoje o arranque do programa preparado pelo município de Palmela para assinalar, ao longo de todo o mês, o Dia Mundial da Música (1 de Outubro). O espectáculo, com a duração de 75 minutos, inicia-se a partir das 21h30 no Cine-Teatro São João.
“Outubro – Mês da Música” dá nome ao programa de comemorações que abrange o concelho e que apresenta propostas musicais para diferentes públicos.
O espectáculo de canto livre, sob a direcção de Samuel Quedas, é outro dos destaques da programação e vai levar ao palco do cine-teatro Manuel Freire, Luísa Basto, Rui Pato, Ana Rita Inácio, Vítor Sarmento, Francisco Naia, José Fanha, Lúcia Moniz, Cheila Lima, Nuno Tavares (piano), entre outros, no próximo sábado, a partir das 21h30. Esta iniciativa insere-se também nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
Ainda pelo cine-teatro vão passar nomes como Mimi Froes, que vai apresentar o seu álbum de estreia “Contornos”, no dia 12, Mário Mata, no dia 18, o grupo “Anónimos de Abril” – que conta com as participações de Rogério Charraz, Joana Alegre, José Fialho Gouveia e João Afonso –, no dia 24, e Desidério Lázaro Trio, no dia 31.
De permeio, o Centro Comunitário de Águas de Moura recebe, no dia 11, o concerto “A Cantadeira” com Joana Negrão e, no dia 15, o espectáculo musical performativo “O Escuro que Tinha Medo”, dirigido à comunidade educativa. E o Centro Cultural de Poceirão acolhe, no dia 12, o concerto “Vozes da União”.
Inserido no programa estão ainda as comemorações de aniversário da Sociedade Filarmónica Humanitária e da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”.
Na sede da Humanitária vão decorrer actividades a partir de hoje e até ao próximo dia 12. Para sexta-feira, 4, está prevista a celebração do 160.º aniversário da Humanitária, mas a sessão solene comemorativa da data tem lugar, pelas 21 horas, no dia 8 e contará com as actuações da Banda e do Coro da sociedade. A instituição realizará ainda um jantar de aniversário no dia 12.
Já a Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros” tem agendado para dia 25, a partir das 21h30, a sessão solene comemorativa do seu 172.º aniversário, que contará também com um concerto a cargo da Banda e do grupo Coral “Loureiros”.