Gilberto Filipe conquista ouro no Campeonato da Europa de Equitação de Trabalho

Gilberto Filipe conquista ouro no Campeonato da Europa de Equitação de Trabalho

Gilberto Filipe conquista ouro no Campeonato da Europa de Equitação de Trabalho

O cavalo Lusitano Morante foi o mais novo em competição, mas provou ser uma forte garantia para o cavaleiro de Alcochete

O cavaleiro de Alcochete Gilberto Filipe, montado no cavalo Lusitano Morante, conquistou no passado domingo a medalha de ouro no Campeonato da Europa de Equitação de Trabalho ao totalizar 120 pontos.

- PUB -

A medalha de prata foi para Bruno Pica da Conceição, com Istambul, que também somou 120 pontos, mas perdeu no critério de desempate, prova de ensino, a favor de Gilberto Filipe. A francesa Julie Alteyrac, com Califa, conquistou o bronze, ao somar 116 pontos.

Entre os portugueses em competição no campeonato que decorreu em Lowe Oboriste, na Chéquia, Luís Brito Paes, com Horizonte, terminou em 5.º lugar, e Afonso Antunes Resina, com Importante da Broa, ficou na 9.ª posição da classificação geral.

Sentimento de “felicidade” é o que exprime Gilberto Filipe ao vencer a medalha de ouro com o cavalo mais jovem em competição; oito anos. “Comecei a competir com o Morante há quatro anos e chegámos ao nível de consagrados. Entretanto, fomos campeões nacionais e conseguimos a classificação para o Europeu”, descreve o cavaleiro alcochetano.

- PUB -

Depois de dois anos de preparação para esta prova, veio a glória. “É um cavalo que me projecta grande futuro”, antevê. Mas, ao mesmo tempo, lembra o cavalo Zinque das Lezírias com o qual se sagrou bicampeão do mundo de equitação de trabalho em Julho de 2022.

Ao todo, competiram a título individual 13 nações, 41 atletas, 10 equipas e três conjuntos. A equipa que representou Portugal foi composta por Afonso Resina Antunes com o cavalo Lusitano Importante da Broa, Bruno Pica da Conceição com o Lusitano Istambul, Gilberto Filipe com o Lusitano Morante e Luís Brito Paes com o cavalo Horizonte e, venceram a prova de Ensino, Mobilidade e Velocidade.

Na prova de Vaca os cavaleiros nacionais classificaram-se em 2.º lugar, atrás da Alemanha por uma diferença de dois pontos. “Foi a melhor classificação de sempre de Portugal nesta prova”, diz Gilberto Filipe.

- PUB -

A equipa foi ainda composta pelo Chefe de Equipa Mário Pimentel, pelos treinadores Miguel Ralão Duarte e Pedro Torres e pelo médico veterinário Bruno Miranda.

O próximo desafio de Gilberto Filipe vai ser no segundo fim-de-semana de Novembro na Golegã para o Campeonato Nacional e continuar o trabalho para estar presente no Campeonato do Mundo, em Espanha.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -