Actividade culminou com realização de um conjunto de iniciativas relacionadas com mobilidade sustentável
Pais e filhos percorreram de bicicleta as ruas de Azeitão nas comemorações locais da Semana Europeia da Mobilidade. Neste sábado, diferentes vias, como as ruas António Maria de Oliveira Parreira, foram encerradas ou condicionadas ao trânsito automóvel, com meia centena de pessoas a formarem um comboio de bicicletas, num percurso composto entre a Escola Básica de Vendas de Azeitão e a Escola Básica de Azeitão.
Esta actividade culminou com a realização de um conjunto de iniciativas relacionadas com a mobilidade sustentável, na Escola Básica de Azeitão, como actividades didácticas e experiências de condução de bicicleta para iniciantes.
A 23.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade, com o tema central “Espaço Público Partilhado”, teve como objectivo apelar à “importância de andar mais a pé e de bicicleta e de criar infra-estruturas específicas e regras rodoviárias que dêem prioridade aos peões e ciclistas”.
Em nota de Imprensa, a autarquia sadina esclareceu que a intenção da iniciativa passa por “consciencializar a sociedade” em geral e, este ano, a comunidade escolar em particular, para “uma mobilidade urbana sustentável” e promover a “mudança comportamental” ao assegurar infra-estruturas, redes e condições adequadas à utilização de meios de transporte mais limpos.
Para o futuro está prevista uma actividade que foi adiada devido à instabilidade meteorológica, que “desafia” a comunidade educativa de Azeitão, incluindo pais e encarregados de educação, a participar num “pedibus” até à escola.
A edilidade setubalense explica que a ideia é promover uma deslocação a pé, em grupo, para “afastar o trânsito dos estabelecimentos de ensino”, criando um “espaço seguro” nos movimentos diários, para incentivar a “mobilidade activa e fomento de uma maior consciência ambiental”.