26 Julho 2024, Sexta-feira

- PUB -
Regresso do círio fluvial é ponto alto das Festas de Tróia 

Regresso do círio fluvial é ponto alto das Festas de Tróia 

Regresso do círio fluvial é ponto alto das Festas de Tróia 

Milhares de pessoas juntam-se à beira-mar para receber cortejo que acompanha viagem de Nossa Senhora do Rosário de Tróia

O regresso do círio fluvial a Setúbal é o ponto alto das Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, que este ano decorrem de 31 de Julho a 5 de Agosto. Todos os anos, milhares de pessoas juntam-se à beira-mar para receber o cortejo de barcos engalanados que acompanham a viagem da imagem de Nossa Senhora do Rosário de Tróia.

- PUB -

Um tríduo em honra de Nossa Senhora, nos dias 31 de Julho e 1 e 2 de Agosto, na Igreja de S. Sebastião, dá início às festividades. As celebrações prosseguem no dia 3, após a alvorada, assinalada às 8 horas, com uma missa de homenagem aos marítimos falecidos e seus familiares, momento com início às 15 horas, na Igreja de S. Sebastião, local de onde, às 15h45, sai a procissão para Tróia, acompanhada da banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense e da Banda Musical Charanga, de Sarilhos Grandes.

Já em Tróia, pelas 21h30, realiza-se uma procissão de velas pela praia, sendo que após o apontamento religioso, as festividades continuam com um baile pelo vocalista João Carlos. No dia seguinte o programa continua, às 10h30, com uma missa e procissão pela praia acompanhada pela Banda Musical Charanga de Sarilhos Grandes.

Já a meio da tarde, às 16 horas, existem divertimentos na praia e, uma hora depois, decorre um concurso de barcos engalanados que participam no círio fluvial. O espectáculo pirotécnico da meia-noite é antecedido por um baile e arraial com os vocalistas João Tendeiro e Ricardo Jorge.

- PUB -

Quanto ao último dia de festejos, a 5 de Agosto, começa com uma missa de homenagem aos marítimos falecidos e seus familiares. A entrega de prémios dos barcos engalanados segue-se, às 11h30.

Um dos momentos mais emocionantes das festas, o círio fluvial de regresso a Setúbal, tem início previsto às 16 horas, com centenas de pessoas na frente ribeirinha a receberem o cortejo de barcos que transporta a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Tróia.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -