Mostra intitulada “Instrumentos de Ciência Náutica” é composta por cerca de 150 artigos doados pelo médico Ireneu Cruz
A exposição permanente da Casa do Corpo Santo/Museu do Barroco, localizada em Setúbal, voltou a receber visitantes na quarta-feira, após um intervalo para conservação das peças em exibição. A iniciativa, divulgada pela Câmara Municipal de Setúbal em nota de imprensa, destaca a reabertura da mostra intitulada “Instrumentos de Ciência Náutica”, composta por cerca de 150 artigos doados pelo médico Ireneu Cruz à autarquia.
Encerrada em Fevereiro para intervenções de manutenção, a exposição reabriu com o objectivo de dignificar as peças expostas, incluindo bússolas, compassos, faróis de posição, óculos náuticos e um radiogoniómetro portátil. Localizada no piso térreo da Casa do Corpo Santo, a exposição conta com textos e legendas redigidos, em sua maioria, pelo próprio Ireneu Cruz.
A Casa do Corpo Santo, erguida em 1714 junto a um troço da muralha trecentista de Setúbal e classificada como Monumento de Interesse Público desde 2013, apresenta uma decoração rica em azulejos do período Barroco do primeiro terço de setecentos, além de tectos pintados ao estilo setecentista e uma capela revestida a talha dourada.
Este equipamento museológico municipal, situado na Rua do Corpo Santo, no centro histórico de Setúbal, tem entradas a 1,61 euros. O acesso é gratuito para jovens até aos 23 anos, maiores de 65 anos e grupos escolares, mediante marcação prévia pelo telefone 917 771 214 ou pelo endereço de correio electrónico. O horário de funcionamento é de terça-feira a sábado, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.