Certame começa na quinta-feira e conta com a participação de grupos oriundos de todo o mundo
O novo festival de folclore internacional, que irá animar o concelho ao longo de cinco dias, está a chegar a Setúbal. O Folk-Setúbal – Danças e Tradições do Mundo abre portas na quinta-feira, contando com a participação de grupos oriundos de todo o mundo.
Numa parceria entre a Câmara Municipal de Setúbal e o Rancho Folclórico de Praias do Sado, este festival assume-se como um “encontro multicultural de promoção da interacção” de grupos de diferentes pontos do mundo, assumindo como objectivo “inscrever o concelho na rota dos principais eventos folclóricos internacionais”.
Neste certame, além de dois grupos de folclore portugueses, o Rancho Folclórico de Praias do Sado e o Rancho Folclórico Regional e Cultural da Branca, de Coruche, vão também participar nesta primeira edição três grupos internacionais. Rhythms International Folk Art Club, da Índia, Grupo Folklorico de México Mágico Teocalli, do México, e Art of Culture Society Stevan Strbac, da Sérvia são os convidados para o certame.
Ao longo do festival, que começa quinta-feira e vai até 22 de Julho, os grupos actuam em várias freguesias do concelho sadino, estando previstas ainda deslocações das formações a Coruche, na sexta-feira, dia 19, e a Almada, no domingo, a 21.
Para o primeiro dia, quinta-feira, o Folk-Setúbal vai abrir com os artistas a desfilarem pelas ruas da baixa sadina, às 17 horas, seguindo-se uma sessão de boas-vindas pela edilidade setubalense, às 17h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. No domingo, às 21 horas, o agendamento prevê as participações das formações indiana, mexicana e sérvia no Parque do Morango, em Brejos de Azeitão.
Este festival está ainda integrado na programação da 20.ª edição da Festanima, nas Escarpas de São Nicolau, em Setúbal, a 18 de Julho, às 20h30, encerrando com um espectáculo dos três grupos estrangeiros na sede do Rancho Folclórico de Praias do Sado, a 22 de Julho, às 21 horas.
Em nota de Imprensa, a autarquia sadina refere que o ponto alto do evento é a actuação dos cinco grupos no dia 15 de Julho, às 21h30, no Auditório José Afonso, no âmbito da 46.º Festival Nacional – 4.º Internacional de Folclore de Praias do Sado. Este evento integra, desde Janeiro de 2024, o International Organization of Folk Art (IOV), organização de preservação do património cultural popular em todas as suas formas com a cooperação da UNESCO.