Evento está marcado para 13 de Julho e vai realizar-se no Parque Augusto Pólvora
Vem aí o Festival da Juventude, um evento organizado pela Diocese de Setúbal, no âmbito do Itinerário ‘VIVIT’ e do primeiro aniversário da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023. O evento está marcado para 13 de Julho e vai realizar-se no Parque Augusto Pólvora (Maçã), em Sesimbra.
Promover a divulgação e a participação de vários grupos da pastoral juvenil da diocese setubalense, no âmbito do itinerário ‘VIVIT’ com o tema ‘Vocação e Discernimento’ e da celebração do 1.º ano da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, são os principais objectivos deste festival.
Segundo a organização, o Festival da Juventude 2024 da Diocese de Setúbal vai ser “um dia recheado de música, comida, oração, animação e boa disposição”, entre as 10 e as 20 horas, de sábado, dia 13 de julho.
O Departamento diocesano da Juventude de Setúbal destaca a presença do seu bispo no Festival da Juventude, o cardeal D. Américo Aguiar. A organização do festival convida também os grupos e movimentos juvenis a participar de “duas formas”, através da apresentação das suas atividades – “divulgação do grupo em tenda, a exposição e/ou venda de artigos e a realização de pequenos jogos” – ou se for “uma banda de música” a animar este dia de festa – “atuação em palco durante o período máximo de 1 hora em horário a definir” -, e informa que as inscrições decorrem até ao dia 30 de maio, através de formulário online.
A organização explica ainda que até ao próximo mês de Julho, o Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal está a dinamizar o itinerário diocesano ‘VIVIT que, desde janeiro deste ano, convida ao “aprofundamento da leitura” da exortação apostólica pós-sinodal ‘Christus Vivit’ (Cristo Vive), do Papa Francisco dedicada aos jovens. Esta “ajudará também a fazer frutificar as sementes abundantemente lançadas” na Jornada Mundial da Juventude, que se realizou na capital portuguesa, entre 1 e 6 de Agosto de 2023, que a Diocese de Setúbal também acolheu.
Segundo a organização, ‘Christus Vivit’ (Cristo Vive’) é a exortação apostólica pós-sinodal do Papa Francisco escrita para os “jovens e a todo o Povo de Deus” (25 de março de 2019), após o Sínodo dos Bispos com o tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, que teve a fase final em outubro de 2018, no Vaticano, sendo que este documento tem nove capítulos divididos em 299 parágrafos.