Além do colóquio vão decorrer visitas guiadas a locais de história
O Auditório Municipal de Alcácer do Sal recebe no próximo sábado, 11 de Maio, um colóquio onde vão ser dados a conhecer os últimos achados arqueológicos descobertos no concelho.
Promovido pela Câmara Municipal, o “Encontro de Arqueologia – últimas descobertas arqueológicas em Alcácer do Sal”, é de participação gratuita, e organizado pelo sector de Arqueologia, Património e Museus, que vai confirmar a presença dos participantes através da entrega de um certificado.
As palestras decorrem entre as 09h30 e as 13h30, havendo lugar a duas visitas guiadas no período da tarde, uma às 15h30 ao Santuário do Senhor dos Mártires e outra pelas 16h30 ao Museu Pedro Nunes.
Este encontro e visitas acontece no âmbito das celebrações do Dia Internacional dos Museus, que se assinala a 18 de Maio, e conta com os apoios da Universidade de Évora (UÉ), do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da UÉ e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
A abertura do colóquio é feita pelo professor Carlos Fabião que vai falar sobre “A Arqueologia de Alcácer do Sal na panorâmica da Arqueologia Portuguesa”.
Seguem-se temas como À beira-rio: as estruturas romanas no Museu Municipal Pedro Nunes”, por Marisol Ferreira e Patrícia Magalhães, “Um Mergulho na História: actividades e resultados”, por Miguel Martins, “Seguindo os passos dos Mestres: resultados preliminares da intervenção arqueológica na Capela do Tesouro do Santuário do Senhor dos Mártires e caminhos de investigação futuros”, por Rita Balona, Liliana Carvalho e Sofia N. Wasterlain.
Depois do coffee break os temas são “Depois do túmulo – Aspectos da intervenção da conservação dos metais arqueológicos do Santuário do Senhor dos Mártires”, por Andreia Romão, “O armazenamento de alimentos no território de Salacia (Alcácer do Sal), por Daniel Andrade e Sónia Bombico e “Explorando mangais e sapais: escravidão e ecologia de Cacheu ao Sado”, por Fernando Mouta e Sandra Gomes.