5 Maio 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalBarreiroADP Fertilizantes inaugura hoje fotovoltaica que vai evitar emissão de 390 toneladas...

ADP Fertilizantes inaugura hoje fotovoltaica que vai evitar emissão de 390 toneladas de CO2

Rui Braga, vice-presidente da autarquia, realça aposta da empresa nas energias limpas e eficiência energética

 

- PUB -

“O investimento é relevante. Saudamos sempre todas as medidas
que as empresas privadas adoptam com o intuito de melhorarem a eficiência energética”. A frase de Rui Braga, vice-presidente da Câmara Municipal do Barreiro, resume o sentimento com que a autarquia olha para a inauguração da Central Fotovoltaica da ADP Fertilizantes (para autoconsumo), que tem lugar hoje, a partir das 11 horas, no Centro de Produção Industrial do Lavradio.

O novo equipamento da ADP Fertilizantes, empresa portuguesa que pertence ao Grupo Fertiberia, foi desenvolvido com a participação da EDP e é composto por “2 378 painéis fotovoltaicos com uma capacidade total de 1,3 Megawatts de produção de energia eléctrica”, confirmou O SETUBALENSE junto de fonte da empresa. A central vai assim « “gerar 20% do consumo [energético da empresa] com base em fontes renováveis”, o que permitirá “evitar uma emissão estimada em 390 toneladas de CO2 por ano” e “reduzir em 23% a factura de electricidade”, adiantou a mesma fonte.

Para o vereador que detém a “pasta” da eficiência energética, esta constitui não só “uma boa notícia para o concelho do Barreiro como também para a própria empresa”. Rui Braga considera que a aposta da ADP Fertilizantes neste domínio “deve ser vista como um exemplo a seguir por outras empresas”.

- PUB -

Isto tendo em conta a prossecução de um caminho rumo à produção de energias renováveis ou energias limpas, que permitam, por um lado, um “melhor aproveitamento
ao nível da eficácia” e, por outro, um contributo essencial para
a sustentabilidade ambiental e para aqueles que são os objectivos da transição energética definidos pela União Europeia.

A cerimónia de inauguração da central fotovoltaica, na unidade fabril instalada no parque da Baía do Tejo, no Lavradio, está prevista ser “apadrinhada” por Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, e contará com as presenças do CEO (director-executivo) do Grupo Fertiberia, Javier Goñi del Cacho, e do administrador da ADP Fertilizantes, João Paulo Cabral.

O habitual acto simbólico de descerramento da placa inaugural, ao qual se seguirá o início de produção de energia eléctrica, está agendado para as 11h30, mas meia-hora antes é feita uma apresentação da empresa e do projecto.

- PUB -

Mais populares

Vitória Futebol Clube declarado insolvente

Credores não viabilizaram novo PER. Presidente diz que clube ainda vai explorar a situação legal. SAD está também em risco

Insolvência do Vitória FC: Credores decidem em Junho se dão oportunidade de recuperação ou avançam para liquidação

Assembleias de credores estão marcadas para o Cinema Charlot. Clube e SAD vão apresentar planos de recuperação

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência
- PUB -