Com sete jornadas realizadas no Campeonato Nacional de sub-17 (série Sul), o Vitória continua sem conhecer o sabor da derrota. No passado fim-de-semana, os sadinos confirmaram o excelente momento que atravessam com um triunfo na casa do Estoril, por 2-1, resultado que permite à equipa seguir isolada no 2.º lugar da prova, com 17 pontos, apenas dois atrás do líder Benfica.
A contar para a oitava jornada, os vitorianos vão no sábado, a partir das 11 horas, no campo do Olival, em Águas de Moura, defrontar o Sporting. O objectivo, depois de terem vencido os estorilistas e o Belenenses (3-1) nas duas rondas anteriores, passa por somar um inédito terceiro êxito consecutivo. Com os leões na 3.ª posição, com 13 pontos, os setubalenses sabem que, independentemente do resultado, vão manter-se na vice-liderança da prova no final da jornada.
No passado domingo, Gustavo Vicente e Marco Pereira, que já tinham sido decisivos na vitória sobre o conjunto do Restelo na ronda anterior, voltaram a ser decisivos para a conquista dos três pontos com o Estoril. Gustavo Vicente, aos 15 minutos, e Marco Pereira, 26, foram os marcadores de serviço da equipa comandada por João Nicolau, que permitiu o tento do honra do adversário já no segundo tempo do jogo.
No Centro de Treinos e Formação Desportiva dos estorilistas, os sadinos actuaram de início com Luís Alberto, Rafael Piedade, Afonso Pinto, Leonardo Fonseca, Eugénio Bordiyanchuk, Tomás Galamba, Santiago Guinot, Diogo Ricardo, Gustavo Vicente, Marco Pereira e Martim Pina. A boa entrada da equipa deu frutos aos 15 minutos, altura em que Gustavo Vicente fez o 1-0. Mesmo em vantagem, os sadinos não abrandaram o ritmo e chegaram ao 2-0 através de Marco Pereira ainda antes da meia-hora.
O atacante, de 15 anos, que já tinha bisado no confronto da 6.ª jornada com o Belenenses, a 22 de Setembro, confirmou que atravessa um bom momento ao nível da finalização. Com um total de quatro golos apontados na competição – já o tinha feito também na 2.ª ronda ao marcar um golo no 3-0 ao Sacavenense –, Marco Pereira faz parte de um lote restrito de três atletas que contabilizam quatro golos no campeonato de sub-17 (série Sul).
Em relação ao duelo com o Estoril, o Vitória chegou ao intervalo com uma vantagem de 2-0. Após o reatamento, aos 48 minutos, os anfitriões ainda conseguiram reduzir para 2-1 por intermédio de João Barateiro, que deu esperanças à sua equipa de reentrar na discussão do resultado. Atento às incidências do jogo, o timoneiro dos sadinos lançou em campo Isaac Santos e Afonso Silva, aos 53 minutos, Gabriel Paulino e Afonso Mendes (66) e Rodrigo Rodrigues (66), quinteto que ajudou a preservar o 2-1 até ao apito final.
No domingo, os jovens vitorianos vão procurar dar sequência ao bom momento que vivem diante de um Sporting que soma duas derrotas, um empate e quatro triunfos no campeonato. Curiosamente os dois adversários que venceram o conjunto leonino – Benfica (3-2) e Real SC (1-2) – são os mesmos que conseguiram “roubar” pontos aos sadinos, que empataram (0-0) com ambos os clubes.
Se os pupilos de João Nicolau conquistarem os três pontos frente aos sportinguistas, o Vitória passará a somar 20 pontos, mais sete que os que tem neste momento a equipa leonina. Os restantes jogos da oitava jornada serão os seguintes: Benfica-Belenenses, Torreense-Estoril, Sacavenense-Casa Pia e Real SC-Académica.
Resultados diferentes nos restantes escalões
Menos positivo foi o fim-de-semana para os sub-15 vitorianos que, a contar para a 5.ª jornada do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão (série Sul) do respectivo escalão, foram derrotados (2-0) pelo Farense. Na próxima ronda, domingo, pelas 11 horas, no campo do Olival, em Águas de Moura, os verdes e brancos, que ocupam a 6.ª posição da tabela, vão tentar reencontra-se com os êxitos na recepção ao Marítimo, último classificado.
Em partida do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão (série E), os sub-19 não foram além de uma igualdade (2-2) na recepção ao Barreirense. Tiago Miguel e Leonardo Duarte foram os autores dos tentos setubalenses. Já na ronda inaugural do Campeonato Distrital de infantis de 2.º ano (sub-13), os veres de brancos ganharam 4-1 ao AD Almada 2015 com golos de Guilherme Andrade, Simão Gonçalves, Tomás Baço e Rodrigo Sales.
Em sub-12 houve dérbi setubalense com o embate diante dos vizinhos do “CD Os Pelezinhos”, em partida do Campeonato Distrital de infantis de 2.º ano (sub13). No encontro de futebol 9, referente à primeira jornada da 1.ª fase (série B), os vitorianos golearam (5-0). Salvador Marques, marcador de três golos na partida, foi a figura em destaque num jogo em que Vasco Faleiro e Diego Moreira também inscreveram o seu nome na lista de marcadores.