Concelhia laranja enviou missiva a Miguel Pinto Luz. Social-democratas dizem que o concelho não pode esperar mais pela chegada da rede do Metro Sul do Tejo ao concelho
A Comissão Política da Secção do Montijo do PSD apelou ao ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, que inclua na agenda de desenvolvimento para o Arco Ribeirinho Sul a expansão do Metro Sul do Tejo (MST) aos concelhos de Montijo, Alcochete e Pinhal Novo, a curto ou médio prazo.
Em missiva enviada esta quarta-feira ao governante, a estrutura local social-democrata, liderada por João Afonso, diz que “o Montijo não pode aguardar mais décadas pela chegada da rede do MST”, face ao “crescimento populacional” que se tem registado no concelho, fruto dos “preços exorbitantes das habitações na margem norte da Área Metropolitana de Lisboa” e de um “aumento descontrolado da imigração”, o que se tem “traduzido num trânsito caótico e na falta de resposta dos serviços de mobilidade” no território montijense. “Se nada for feito, com a construção do novo Aeroporto Internacional de Lisboa ‘Luís de Camões’, dada a centralidade estratégica do concelho do Montijo, esta tendência só poderá agravar e piorar”, alega o PSD do Montijo.
“Como é do conhecimento de V. Exa., desde 2017, muito antes dos problemas de mobilidade actuais, que o PSD do Montijo defende a solução do Bus Rapid Transit (BRT), que apresenta investimentos muito inferiores aos de soluções de Metro de superfície sobre carris”, sublinham os social-democratas na carta dirigida a Miguel Pinto Luz, ao mesmo tempo que alegam “a vantagem de já existir um traçado que serviria em grande parte ao corredor dedicado do BRT, nomeadamente a antiga linha de caminho de ferro, o que reduziria significativamente os custos do projecto”.
“Nesse sentido, defendemos o lançamento de uma linha BRT que faça a ligação do Terminal Fluvial do Cais do Seixalinho à Estação Ferroviária de Pinhal Novo, que, além de criar o acesso directo ao comboio, actualmente inexistente para a população do Montijo, aumentaria também a alternativa aos serviços da Transtejo. Eventualmente, esta linha BRT poderia ser expandida até Alcochete, ligando assim três concelhos e tendo impacto na qualidade de vida de cerca de 100 mil cidadãos”, justifica a concelhia laranja.
“Face ao exposto, não faz qualquer sentido, que estejamos à espera mais 15 ou 20 anos para que o Metro de superfície chegue ao Montijo, e claramente, o PSD Montijo vai lutar por esse projecto junto das instituições, nomeadamente perante o Governo, pelo que apelamos a V. Exa. que leve em linha de conta estas nossas preocupações e que, no curto ou médio prazo, as possa incluir na sua agenda de desenvolvimento para o Projecto do Arco Ribeirinho Sul e respectiva expansão do MST”, apelam os social-democratas, a finalizar.