Candidato presidencial afirma que recepção no certame secular superou as expectativas que tinha
Luís Marques Mendes, candidato à presidência da República para as eleições de 2026, esteve este domingo na Feira de Sant’Iago, onde foi acolhido de forma “extraordinária”, uma recepção que superou “todas as expectativas” do antigo governante. O ex-líder do PSD deixou também muitos elogios a Nuno Maia, o mandatário que elegeu para o Distrito de Setúbal.
A visita de Luís Marques Mendes contou com a presença de várias caras conhecidas, como Paulo Ribeiro, presidente da distrital de Setúbal do PSD, Paulo Calado, presidente da concelhia de Setúbal do PSD, Paulo Edson Cunha, deputado eleito pelo distrito sadino, Jacinto Pereira, actual presidente da comissão coordenadora autárquica distrital do PSD, e também de António Melo e Isabel Melo, responsáveis da associação Amigos da Paróquia de São Sebastião.

Em declarações a O SETUBALENSE, Marques Mendes revelou-se “muito satisfeito” com o “acolhimento extraordinário” de “muita simpatia” da parte das pessoas. “Aqui encontram-se pessoas de todos os estrados sociais, e, portanto, não faço ideia se são de esquerda, se são de direita, o que sei é que uma grande quantidade de pessoas que tive a ocasião de conhecer e de cumprimentar, me saudaram com muita estima e simpatia, e mostraram, de alguma forma, ser apoiantes da minha candidatura, numa parte significativa”, referiu.
A recepção “superou todas as expectativas”, com o candidato a revelar que tem sido bem recebido em todo lado, mas que é diferente ser bem recebido no Norte e no Centro do que no Sul. “Aqui, no Sul, às vezes é mais difícil, e eu fiquei muito surpreendido, excedeu muito as minhas expectativas”.
Sobre a escolha de Nuno Maia para mandatário distrital, Marques Mendes justificou que tomou esta decisão porque o actual director-geral da AISET “é uma pessoa, simultaneamente, competente, experiente e independente”.
“É uma pessoa que é muito independente, no sentido que pensa pela sua cabeça, e é isso que eu quero, uma pessoa que não está amarrada a qualquer tipo de corrente. Eu quero fazer uma presidência, como fiz em grande medida durante 12 anos os meus comentários, com isenção e com independência”, explicou.

Nuno Maia responde com “empenho” ao pedido de Marques Mendes
Já Nuno Maia, o mandatário de Marques Mendes no distrito, destacou o candidato como sendo alguém com uma “grande notoriedade”, com um “grande nível de aceitação” em todo o tipo de população, e o “nível de empatia de realçar”.
“Os portugueses precisam, na função presidencial, de ter alguém que conhecem, que confiam, que conhece o País, o sistema político, e que é um referencial de centrismo, de estabilidade e de responsabilidade, como é o caso de Luís Marques Mendes”, referiu em declarações a O SETUBALENSE.
O responsável da AISET explicou que aceitou o convite porque entende que há “determinadas iniciativas políticas” que requerem o seu “compromisso e envolvimento” em “parábola da comunidade”. “A candidatura de Marques Mendes parece-me ser uma dessas ocasiões e, portanto, se ele confiou em mim para ser mandatário só me resta responder com empenho e dedicação”, atirou.