Jorge Mares: “Festa das Vindimas está a cumprir com as tradições. O futuro está assegurado”

Jorge Mares: “Festa das Vindimas está a cumprir com as tradições. O futuro está assegurado”

Jorge Mares: “Festa das Vindimas está a cumprir com as tradições. O futuro está assegurado”

O presidente da Junta de Freguesia de Palmela enaltece esta 62.ª edição das festividades, que termina hoje. Destaca a capacidade da comissão organizadora e enaltece o cortejo das vindimas

A Festa das Vindimas chega hoje ao fim e Jorge Mares, presidente da Junta de Freguesia de Palmela, faz um “pré-balanço muito positivo” a esta edição. A comissão organizadora está, segundo o autarca, de parabéns.

- PUB -

“A associação das festas está a cumprir com as tradições elementares e fundamentais da nossa Festa das Vindimas. Temos tido milhares de pessoas todos os dias e tem-se cumprido, no fundo, os cartazes emblemáticos que atraem aqui muita gente, desde logo o cortejo das vindimas de ontem [domingo], que é um dos momentos fortes da festa”, começa por analisar o autarca. “Foi um grande cortejo, da autoria do José Condeça, muito participado. Há muitos anos que não assistia a um cortejo desta qualidade. Palmela esteve representada na sua vasta dimensão multicultural, com os vinhos, as nossas coletividades de cultura e recreio, muita juventude em força a participar, o que significa que a Festa das Vindimas tem futuro assegurado”, reforça.

Nem o contratempo originado pelas condições climatéricas adversas, que obrigaram ao cancelamento do cortejo dos camponeses e ao adiamento da pisa da uva e benção do 1.º mosto previstos para domingo, impedem a avaliação positiva.

“A pisa da uva e a benção do 1.º mosto são pontos altos da Festa das Vindimas, porque são tradição, é a partir daqui que se sabe se o ano vitivinícola é bom ou não, ou se é assim assim. Vão realizar-se esta terça-feira, se o tempo o permitir. Não se irá perder essa oportunidade. [No domingo] Fez-se na mesma a Missa de Ação de Graças”, diz, confiante, o presidente da junta.

- PUB -

Jorge Mares sublinha que a Festa das Vindimas é também fortemente marcada “pelo convívio, pela confraternização nos espaços destinados às provas de vinhos” e que “tudo está a cumprir-se”. “Temos a presença dos produtores em força na festa, há gente que vem de todo o lado para provar e consumir os nossos vinhos e isso faz esta festa enorme.” O autarca realça ainda a qualidade da programação musical e a participação das coletividades locais, além dos artistas convidados, e reitera: “A Festa das Vindimas está a cumprir aquilo que é a tradição, o desenho e os objetivos traçados por Álvaro Carvalho Cardoso em 1963. A nossa foi a primeira Festa das Vindimas, em 1963 não havia outras no País. E temos vindo a melhorar”.

A terminar, Jorge Mares salienta a juventude da atual direção da comissão das festas. “Grande parte são jovens na casa dos 20, 30 anos, são eles os continuadores, que estão a desenvolver, a pensar já na edição de 2026, com esta força de vontade, com este bairrismo que nós preservamos e com que queremos prosseguir em direção ao futuro. Podemos ficar descansados, o futuro está assegurado. Somos todos por Palmela, somos todos pela Festa das Vindimas, na continuidade daquilo que é hoje um motivo forte, um elemento fundamental da identidade cultural e histórica do concelho de Palmela”, conclui.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não