Diocese de Setúbal leva quase meio milhar de jovens peregrinos até Roma

Diocese de Setúbal leva quase meio milhar de jovens peregrinos até Roma

Diocese de Setúbal leva quase meio milhar de jovens peregrinos até Roma

Peregrinação, que conta com 11 527 participantes portugueses, feita no âmbito do Jubileu dos Jovens

Quase meio milhar de peregrinos provenientes da Diocese de Setúbal estão a caminho de Roma, no âmbito do Jubileu dos Jovens, que decorre até este domingo. Esta peregrinação conta com 11 527 participantes portugueses, a maior delegação de sempre num encontro internacional do género, com excepção da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que teve lugar em Lisboa, em 2023.

- PUB -

Estes grupos de jovens da diocese setubalense estão a partilhar experiências a caminho do Jubileu, em Roma, como a passagem por Assis, onde veneraram o túmulo do futuro santo Carlo Acutis. A primeira palavra de apoio aos peregrinos veio do Bispo de Setúbal, que presidiu no passado domingo à Missa na Basílica de São Francisco, em Assis. Em declarações à agência ECCLESIA, Américo Aguiar demostrou satisfação pela presença de quase “500 peregrinos de esperança” da diocese sadina.

Para o cardeal, é “muito significativo” para a Diocese de Setúbal ter esse número de peregrinos. “Sei dos sacrifícios que fizeram e que fazem para poderem participar em actividades e em convites que implicam uma adesão económica muito significativa, por isso agradeço muito às suas famílias, às suas paróquias e aos movimentos que lhes permitem fazer-se peregrinos e depois”, referiu.

Também à ECCLESIA, Pedro Carvalho, director do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, assumiu a “alegria” pela participação de mais de 11 mil jovens portugueses neste encontro jubilar, com participantes dos cinco continentes.

- PUB -

“Uma peregrinação é uma maratona, e eles fazem aqui um ponto de abastecimento, quer na sua fé, quer na sua alegria, para seguirem para Roma”, referiu, destacando a inspiração de São Francisco de Assis e de Carlos Acutis, que foi um patrono da JMJ Lisboa 2023.

Já Vasco Gonçalves, coordenador do Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal, destacou a proposta de fazer dos jovens “peregrinos na esperança e mensageiros da paz” para o mundo. “Vai ser a juventude do mundo inteiro concentrada em Roma com o Papa, também um primeiro encontro com Leão XIV, que é um Papa da paz”.

Também Carolina Gonçalves, da Paróquia da Baixa da Banheira, da Diocese de Setúbal, viveu a experiência do voluntariado na JMJ 2023: “A sensação de estar com outras pessoas, a fé, que é aquilo que nos une a todos, é muito forte e foi aquilo que nos fez vir, querer vir mais ainda ao Jubileu, porque é isto, é a fé que une as pessoas, é extraordinária”.

- PUB -

Da Baixa da Banheira partiu também Patrícia Simões, que afirmou que espera levar de Roma as “experiências com outras culturas, as diferentes formas que cada cultura leva à fé, ouvir cada história”. Já o padre José Cachaço, prefeito do Seminário da Almada, acompanha o grupo no contexto da sua missão na Pastoral das Vocações. “Estamos envolvidos na realidade dos jovens que estão na nossa diocese e só nesse contacto é que se podem suscitar perguntas, é que se pode suscitar um acompanhamento, para que seja qual for a vocação a que os jovens são chamados”, apontou.

Também em declarações à ECCLESIA, Filipe Castro, seminarista na diocese setubalense, falou do adolescente italiano como “um exemplo para os jovens de como se pode alcançar a santidade e como a tecnologia que actualmente é vista de uma maneira tão má, por vezes, também pode ser um meio de evangelização e um meio de chamar outros jovens à fé e de espalhar o Evangelho pelo mundo”, acrescentando que os jovens peregrinos portugueses podem “ser estes santos de calças de ganga”, acrescentou.

Já Érica Oliveira, da Paróquia da Baixa da Banheira, referiu que vê no futuro santo uma inspiração. “Nós tentamos evangelizar bastante com as redes sociais, o Facebook, o Instagram e também o TikTok”, apontou.

O Jubileu dos Jovens decorre em Roma desde esta segunda-feira, 28 de Julho, até domingo, 3 de Agosto, e conta com 11 527 participantes portugueses, sendo esta a maior delegação de sempre num encontro internacional do género, ficando apenas atrás da JMJ Lisboa 2023.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não