O espectáculo “Mais um Natal sem Hospital” continua este ano, e já estão confirmados Tony Carreira e os Anjos
Cerca das 18h00 de sábado, a Árvore de Natal no Seixal acendeu-se frente à baía perante centenas de pessoas. Com o Pai Natal ao lado, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Silva, fez a contagem decrescente, a árvore foi iluminada e, logo a seguir, por largos minutos o céu ganhou cor com o fogo-de-artifício.
Está assim aberto, até 5 de Janeiro, oficialmente, o Natal no Seixal, e também a Aldeia de Natal onde, além da Casa do simpático velhinho das barbas, foi montada uma Pista de Gelo para jovens e adultos. No recinto podem ainda ser visitados vários quiosques. Neste programa de Natal, que promete atrair, como em anos anteriores, milhares de visitantes, foi incluído um comboio turístico decorado para esta época que viaja ao longo da baía.
Para diversão de todos, há ainda os Bumper Cars on Ice – carrinhos de choque no gelo -, o Carrossel Parisiense, o Trampolim dos Duendes, os Aviões de Natal, a Roda Gigante, o Mercado de Natal, os Concertos de Natal e, ainda, uma zona de street food e esplanadas.
Sobre o que a festa de Natal tem de especial no Seixal, Paulo Silva não tem dúvidas: “É esta bela Aldeia de Natal, para muitos a mais bela do País, enquadrada na nossa baía do Tejo e no núcleo histórico do Seixal. Tudo isto sem esquecer a companhia do Pai Natal e duendes super divertidos”.
Diz ainda Paulo Silva que a Aldeia de Natal vai ser visitada por mais de mil crianças do primeiro ciclo e jardim de infância do concelho. “Vão usufruir de toda esta magia”.
Desde há anos para cá, os festejos de Natal no concelho vestem também a pele da reivindicação. O mote foi dado pelo próprio Pai Natal: “Mais uma vez temos o Natal sem Hospital”, e Paulo Silva reafirmou, “não nos vamos esquecer do carácter reivindicativo de termos o Hospital do Seixal”, frisou.
Um equipamento que já tem verba no Orçamento do Estado para 2025 para ser construído, mas Paulo Silva afirma que só descansa quando a obra começar. “No próximo ano vamos ter a creche no Pinhal Conde da Cunha e o Lar de Idosos de Fernão Ferro a funcionar, mas quanto ao Hospital, não depende da Câmara do Seixal, por isso, o que posso dizer, é que vamos continuar a lutar activamente para que em 2025 o hospital tenha a construção iniciada”.
Com muitas actividades a decorrerem, um dos pontos altos do Natal no Seixal vai ser precisamente o espectáculo “Mais Um Natal sem Hospital no Seixal”, que está marcado para domingo, 8 de Dezembro, na Sociedade Filarmónica União Seixalense, estando já confirmadas as presenças de Tony Carreira e dos Anjos. Realizam-se ainda os concertos de Natal, que decorrem nas igrejas do concelho, no Auditório Municipal de Miratejo e no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, entre 1 e 17 de Dezembro.