Troço de estrada entre a praia de Albarquel e a Gávea reaberto para os automobilistas

Troço de estrada entre a praia de Albarquel e a Gávea reaberto para os automobilistas

Troço de estrada entre a praia de Albarquel e a Gávea reaberto para os automobilistas

Na empreitada, que demorou cerca de um mês e meio, foram retiradas mais de 139 toneladas de resíduos verdes

O troço de estrada entre a praia de Albarquel e a Gávea foi ontem reaberto, por volta das 15h45, possibilitando novamente a passagem de automóveis, fruto de um “grande esforço conjunto entre a câmara municipal, os serviços municipalizados e as Infraestruturas de Portugal”, refere a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira.

- PUB -

A autarca explica que neste troço “caíram mais de 300 árvores” e que “foram retiradas mais de 139 toneladas de resíduos verdes”, numa empreitada que demorou cerca de um mês e meio a estar concluída, com o objetivo de garantir as medidas de segurança à circulação de automobilistas.

Segundo a presidente, as entidades envolvidas neste projeto desempenharam “os trabalhos necessários para garantir a rápida desobstrução da via e reabertura da circulação automóvel”.

Deixou um agradecimento, em nome do município, às Infraestruturas de Portugal, aos Serviços Municipalizados de Setúbal e aos trabalhadores destas instituições, incluindo os da Câmara Municipal de Setúbal que “fizeram muito trabalho em pouco tempo”, para que a população pudesse voltar a utilizar o troço da Estrada Nacional 10-4.

- PUB -

Sobre o troço que continua a bloquear o acesso à praia da Figueirinha, Maria das Dores Meira afirma que “o levantamento das intervenções a realizar está feito”. Este estudo foi realizado por uma empresa da especialidade e as obras apenas poderão avançar após a entrega do orçamento por parte da mesma, que segundo a autarca “será apenas a seguir à Páscoa”. A autarca adiantou ainda que neste troço caíram muitas pedras e que “o sistema de proteção está em risco de ceder”, daí o encerramento da estrada

Quanto ao bloco rochoso, que continua a provocar o fecho do troço entre a praia da Figueirinha e Galapos, a presidente afirma que “está a decorrer o estudo para avaliar tecnicamente a questão e apontar a forma de resolução”. Referiu ainda que o estudo deverá estar concluído no final do mês de junho.

Por terem sido usados meios técnicos e humanos provenientes de diferentes instituições, ainda não foi realizado o levantamento financeiro para perceber quanto foi investido na recuperação das estradas, mas a edil avança que o valor ascende às “centenas de milhares de euros no mínimo”.

- PUB -

Na reabertura deste troço estiveram também presentes a vice-presidente do município, Maria do Carmo Tiago, os vereadores Paulo Maia e Bruno Russo, o administrador executivo dos Serviços Municipalizados de Setúbal, José Alexandre, e o coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros, José Luís Bucho.

Inicialmente foi divulgado pela autarquia que o Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, estaria presente, no entanto, tal não se confirmou.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não