Evento vai juntar os melhores jockeys e treinadores portugueses. Público poderá interagir com os participantes e apreciar de perto os equídeos
O Polo Equestre de Rio Frio vai receber no próximo dia 18, a partir das 10h30, a Taça de Portugal de Corridas de Cavalos, a trote e a galope. A competição vai juntar os melhores jockeys e treinadores portugueses, além de espanhóis.
Entre os participantes encontra-se Ricardo Sousa, um dos sócios do Polo Equestre de Rio Frio, que já se sagrou por duas vezes campeão de Espanha. O português é uma das referências nesta disciplina equestre e tem feito carreira como jockey em palcos internacionais: durante metade do ano compete habitualmente na Arábia Saudita e na outra metade divide a sua participação em eventos realizados noutras partes do globo.
Segundo Jéssica Braço Forte, diretora do Polo Equestre de Rio Frio, o evento vai contar, pelo menos, com um total de seis corridas, sendo que a primeira está agendada para as 11h15. “Estamos a contar com três corridas de trote e outras três de galope, mas podem desdobrar-se para quatro corridas cada, em função do número de inscrições registadas e que ainda estão abertas”, diz a O SETUBALENSE a responsável, que espera grande adesão de público ao evento. Até porque, lembra, além dos nomes sonantes que têm presença garantida na competição, esta é a primeira vez que a Taça de Portugal vai disputar-se no Polo Equestre de Rio e na região.
“Sabemos que muita gente quererá vir para assistir, porque é a primeira vez que o evento vai ter lugar na nossa região, mas também por contar com os melhores jockeys e treinadores de Portugal, além de espanhóis.”
Além disso, existem outros atrativos que prometem aguçar o apetite dos amantes (e não só) do desporto equestre. “O público vai poder contactar com os jockeys, com os treinadores e apreciar todos os cavalos, numa zona de apresentação, sem a presença dos jockeys. Haverá também uma zona comercial, com produtos ligados à arte equestre, restauração e stands de patrocinadores”, revela Jéssica Braço Forte.
Quanto à competição, estão previstos “intervalos de 30 minutos” entre cada corrida e as expetativas estão ao rubro, conforme admite a diretora do Polo Equestre de Rio Frio. “Podemos esperar muita competitividade, numa tarde de grande convívio”.
Jéssica Braço Forte sublinha que a construção da pista onde será levada a efeito a competição visa o desenvolvimento de várias disciplinas equestres, a juntar a outras que o Polo de Rio Frio já apresenta, como ensino de montar a cavalo, saltos de obstáculos e raides.
A concluir, a responsável salienta ainda que a aposta nesta vertente de corridas de cavalos pode também “contribuir para o desenvolvimento económico da região”, tal como acontece, com peso significativo, em países estrangeiros.
Os bilhetes para a Taça de Portugal de Corridas de Cavalos têm o preço único de dois euros.