Já estão a ser instalados 16 contentores enterrados, que vêm substituir os atuais 42 de superfície. Investimento superior a 110 mil euros
A capacidade dos contentores de resíduos indiferenciados na Quinta da Amizade vai aumentar quase 60%, face à maior capacidade dos novos equipamentos que já estão ser instalados para substituir os atuais naquele bairro da freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra.
De acordo com os Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS), estão a ser instalados “16 novos contentores enterrados, cada um com capacidade de 5 mil litros, que vão substituir 42 contentores de resíduos de superfície, com 800 litros de capacidade”.
Esta intervenção dos SMS, que deverá estar concluída até ao final deste mês, representa “um investimento superior a 110 mil euros”. E permitirá “reduzir a quantidade de contentores na via pública, contribuindo para uma melhor integração urbana paisagística deste sistema de recolha de resíduos, e antecipar o crescimento habitacional previsto” para a zona.
Além disso, adiantam os SMS, os contentores enterrados “contribuem para o reforço da limpeza urbana, a redução dos odores (face à redução da exposição solar) e para a eficiência dos serviços de recolha, permitindo recolher mais resíduos com menos viagens”.
“A localização de cada um dos novos contentores foi definida pelos SMS em conjunto com a junta de freguesia e respeita os princípios da entidade reguladora ERSAR, que recomenda que os contentores indiferenciados estejam a uma distância inferior a 100 metros do limite dos prédios em áreas urbanas.”
Ainda segundo os SMS, os novos contentores vão ficar instalados nas ruas das Laranjeiras, das Amoreiras, dos Marmeleiros, dos Damasqueiros, Henrique Cardoso, Henrique Rosa, da Cerâmica, da Chaminé, da Artemísia, dos Pessegueiros, e também nas pracetas João dos Santos e do Hortelão, e na avenida Quinta da Amizade. Os SMS estimam que os 16 equipamentos estejam instalados e em funcionamento até ao final de fevereiro.
