Sismo sentido na região teve epicentro no Seixal (em actualização)

Sismo sentido na região teve epicentro no Seixal (em actualização)

Sismo sentido na região teve epicentro no Seixal (em actualização)

Centro Sismológico Euro-Mediterrânico avança que se trata de um sismo de magnitude 5.0

Foi às 13h24 desta segunda-feira, 17 de Fevereiro, que a terra tremeu na região de Lisboa e Setúbal. O sismo com uma magnitude de 5.0 na escala de Richter, que foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, teve o seu epicentro a 14 quilómetros a Oeste-Sudoeste do Seixal e teve uma profundidade de sete quilómetros. São vários os relatos de quem sentiu o sismo, especialmente na Margem Sul.

- PUB -

O Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (European-Mediterranean Seismological Centre) avança que se trata de um sismo de magnitude 5.0 na escala de Richter. Em comunicado, o IPMA confirmou o registo do sismo na rede sísmica nacional, mas com uma magnitude de 4.7 e anunciou que o epicentro do sismo foi a 14 quilómetros a Oeste-Sudoeste do Seixal. “De acordo com a informação disponível, este sismo foi sentido, devendo em breve ser emitido novo comunicado com informação instrumental e macrossísmica actualizada”, prosseguiu a agência portuguesa.

De acordo com o IPMA, a magnitude do sismo ainda pode sofrer alterações. A primeira informação foi dada pelo Centro Sismológico Euro-Mediterrânico, que começou por calcular que o abalo tinha atingido uma magnitude de 4.9, mas depois apresentou uma versão actualizada que já coincidia com a magnitude de 5.0. No entanto, existem ainda outras fontes que apontam para uma magnitude mais baixa, de 4.2.

Segundo o instituto, estas diferenças são normais porque “a localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas”. Nesse sentido, “agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes”, sendo que do mesmo modo, “as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação”.

- PUB -

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) indicou que o sismo sentido na região não registou danos pessoais ou materiais até ao momento (cerca das 13:50). “Não há registo de danos pessoais ou materiais até ao momento”, refere a ANEPC numa publicação nas redes sociais.

A ANEPC dá conta de que “hoje, pelas 13:24 (hora local), foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 4.7 (Richter) e cujo epicentro se localizou a oeste do Seixal”.

Num comunicado divulgado nas redes sociais, a Câmara Municipal do Seixal explicou que a maioria da população “adoptou procedimentos de autoprotecção, tendo ocorrido evacuação de algumas escolas e centros de saúde por iniciativa dos respectivos delegados de segurança, não havendo até ao momento registo de danos pessoais ou materiais”.

- PUB -

O SETUBALENSE confirmou que o abalo foi sentido um pouco por todo o Distrito de Setúbal, não só no concelho setubalense, mas também em Alcochete, Montijo, Barreiro, Alcácer do Sal e Sesimbra.

Recorde-se que há cerca de seis meses, no passado dia 26 de Agosto, foi por volta das 5h11 que um sismo de magnitude 5.3 na escala de Richter foi sentido em Portugal, Espanha, Gibraltar e Marrocos. Na altura o epicentro do sismo foi identificado a 58 quilómetros a Oeste de Sines e a 16 quilómetros de profundidade.

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

Em actualização

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -