Programa inclui visitas guiadas mercado de rua, actividades desportivas, conferências e workshops em vários locais do município
Almada volta a participar em mais uma edição da Semana Europeia da Mobilidade, que vai estar em ruas do concelho a partir de hoje, dia 16, e até 20 de Setembro, sendo a maior concentração de actividades na localidade da Trafaria, passando também pela cidade da Costa da Caparica. O tema deste ano é o “Espaço Público Partilhado”.
O programa inclui visitas guiadas mercado de rua, actividades desportivas, conferências e workshops em vários locais do município e lança o convite à população a reflectir sobre o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis e amigas das pessoas.
Esta segunda-feira, no arranque da Semana Europeia da Mobilidade, abre ao público uma nova zona pedonal entre a Praça da Liberdade e o Mercado Municipal da Costa da Caparica. “Com esta intervenção será devolvido mais espaço público às pessoas para que o possam usufruir com maior segurança e melhor acessibilidade”, refere a Câmara de Almada sobre esta “medida de caracter permanente, testada na Semana Europeia da Mobilidade 2023 com sucesso e que teve a participação e acolhimento do comércio local”.
A 21 de Setembro e no Dia Europeu Sem Carros, 22 de Setembro, a vila da Trafaria vai ter menos carros e estará mais organizada e com melhor espaço público. Assim, entre o Largo Manuel de Arriaga, a Rua 5 de Outubro e o Largo da Igreja, vão acontecer várias actividades de rua, entre as quais visitas guiadas ao património, animação, actividades desportivas, passeios de bicicleta, jogos tradicionais e mercado de rua.
Estas iniciativas obrigam a condicionamentos de trânsito nestes dois dias na Trafaria, de forma a garantir condições de segurança e facilitar o fluxo rodoviário.
O constrangimento vai incidir no Largo Manuel de Arriaga, troço da Rua 5 de Outubro situado entre a Rua Gago Coutinho e a Travessa 27 de Julho, troço da Rua 27 de Julho situado entre a Travessa 27 de Julho e o Largo Manuel de Arriaga, troço da Rua Jaime Artur da Costa Pinto situado entre a Rua Gomes Freire de Andrade e o Largo Manuel Arriaga e troço da Rua Jaime Artur da Costa Pinto de acesso à Rua Miguel Bombarda. Nestes locais, ocorrerão também condicionamentos de estacionamento, no dia 20 a partir da 00h, no dia 21 será todo o dia e no dia 22 até às 19h00.
Na Costa da Caparica, dia 17, o Posto de Turismo recebe a conferência “Mais Mobilidade, Melhor Cidade”, das 10h30 às 11h30, onde será divulgado o Novo Regulamento de Estacionamento em Almada. Obriga a inscrição através do e-mail conferencia2024@wemob.pt, até esta sexta-feira.
A 18 de Setembro, a Praça São João Baptista, na cidade de Almada, realiza-se a oficina debate “Uma Cidade Poema”, das 15h00 às 18h00. A proposta é imaginar uma cidade onde a cada esquina há um museu, uma galeria de arte, um jardim ou uma livraria. Trata-se de um encontro informal para, em conjunto, pensar como seria a construção de uma cidade regida pelos valores da democracia e da cidadania, da beleza, do bem-estar, da sustentabilidade, da poesia e como seria um modelo de cidade alternativo, feita à medida das crianças, dos seniores, dos sonhadores, dos artistas. Uma cidade de “todos e para todos”.
Para o mesmo dia está marcada uma Caminhada pelo CoolifeAlmada, entre as 19h00 e as 20h00, a iniciativa “Quer tornar mais fresca a zona central de Almada?” parte do Fórum Municipal Romeu Correia e desafia a caminhar desde o Parque Comandante Júlio Ferraz até ao Largo Gabriel Pedro.
Dia 19 a Faculdade de Ciências e Tecnologia recebe entre as 10h00 e as 12h00 a reunião do Conselho Metropolitano de Mobilidade, com a participação de representantes dos 18 municípios que integram a área metropolitana de Lisboa, do Conselho de Administração da Transportes Metropolitanos de Lisboa e da Comissão Executiva Metropolitana da Área Metropolitana de Lisboa. Um encontro exclusivo às entidades representadas.
Ainda a 19 de Setembro, às 14h30, o Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia recebe a apresentação do Plano Metropolitano de Mobilidade Urbana Sustentável. Vão ser dados a conhecer ao público os resultados da 1.ª fase de Caracterização e Diagnóstico do Plano Metropolitano de Mobilidade Urbana Sustentável da Área Metropolitana de Lisboa.
No dia 20, entre as 18h00 e as 20h00, decorre a sessão pública Rede Ciclável de Almada, desafios, na cafetaria do Museu de Almada – Casa da Cidade. Uma sessão informal onde será dada a conhecer a proposta da rede ciclável planeada para Almada. Participe, venha conhecer os planos, a rede e esclareça todas as suas dúvidas.
A Semana Europeia da Mobilidade pretende promover uma mudança de hábitos e estilos de vida mais saudáveis, criando condições para a requalificação do espaço público, com maior segurança e melhor acessibilidade, e fomentando outras formas de mobilidade mais activa e multimodal, potenciando o uso do transporte público, os modos suaves como a bicicleta, a trotineta e o andar a pé.