Os cortes de energia verificados nas últimas semanas têm causado prejuízos significativos às famílias
Para assegurar apoio jurídico aos munícipes prejudicados pelos sucessivos cortes no fornecimento de eletricidade que se têm registado no concelho, o presidente da Câmara do Seixal, Paulo Silva, reuniu-se ontem, segunda-feira, com o Bastonário da Ordem dos Advogados, João Massano.
A autarquia pretende garantir que a população afetada com os cortes no fornecimento de eletricidade, “disponha de informação, esclarecimento e acompanhamento adequados para a defesa dos seus direitos”, indica a Câmara Municipal em nota de Imprensa.
A reunião foi solicitada pela Câmara do Seixal no início do mês de janeiro, no âmbito da resposta que a autarquia “tem vindo a desenvolver face às falhas recorrentes e prolongadas no fornecimento de energia elétrica, da responsabilidade da E-Redes, que têm afetado várias zonas do concelho”.
Segundo a autarquia, os cortes de energia verificados nas últimas semanas “têm causado prejuízos significativos às famílias, às atividades económicas e ao funcionamento de serviços essenciais, comprometendo a qualidade de vida da população”. Perante esta situação, a Câmara Municipal do Seixal “considera fundamental estar ao lado dos munícipes, apoiando-os de forma concreta na defesa dos seus direitos e na eventual apresentação de reclamações e pedidos de ressarcimento pelos danos sofridos”.
Citado na mesma nota de Imprensa, Paulo Silva afirma que a eletricidade é um serviço essencial “e a sua interrupção sistemática tem um impacto muito sério na vida das pessoas”.
Deste modo, e sem prejuízo do trabalho que a câmara “está a fazer junto da E-Redes para a normalização da situação, entendemos que a população do concelho sofreu prejuízos e que deve ser ressarcida pelos mesmos. Em conformidade, a Câmara Municipal do Seixal está a agir para garantir que todos os munícipes possam ser acompanhados juridicamente, e que disponham do apoio necessário para fazer valer os seus direitos”, acrescenta o autarca.