Santiago do Cacém aplica mais de 10 milhões de euros na requalificação urbana

Santiago do Cacém aplica mais de 10 milhões de euros na requalificação urbana

Santiago do Cacém aplica mais de 10 milhões de euros na requalificação urbana

São cinco o número de obras que estão em curso nas várias freguesias do concelho

 

O município de Santiago do Cacém está a fazer investimentos no concelho com o objectivo de proporcionar à população uma melhor qualidade de vida. Neste sentido, estão em curso cinco diferentes obras que, conjuntamente, excedem o montante de 10 milhões de euros.

- PUB -

Álvaro Beijinha, presidente da Câmara de Santiago do Cacém, mostrou o seu agrado com a quantidade de obras em execução e justificou que o executivo tem meios para toda esta realização.

“Direi que o município de Santiago do Cacém, é a nível nacional, o município com mais capacidade de intervenção por administração directa. Temos equipamento, temos pessoal, temos muitos trabalhadores, investimento muito em salários porque esta é a nossa forma de conseguirmos tanta obra”.

O autarca revelou que, dos dados apurados no final do ano de 2022, Santiago do Cacém foi o “único município de entre onze que pertencem ao projecto Alentejo 2020, a atingir a taxa máxima de execução de obras de requalificação urbana”.

- PUB -

Em destaque estão duas empreitadas no âmbito cultural, com as intervenções no cinema de Alvalade e no Cineteatro Vitória, na freguesia de Ermidas-Sado. Sobre a prestação de serviços públicos, está em curso a obra na nova loja do Cidadão, no espaço do antigo Banco Nacional Ultramarino. Já a nível económico, estão também a ser investidas verbas no alargamento do Parque Empresarial, na freguesia de Santo André.

No cinema de Alvalade, local que terá capacidade para 140 visitantes, estão investidos 1 milhão de euros. O autarca santiaguense disse que as obras neste espaço de lazer “vão permitir criar novas dinâmicas culturais no interior do concelho”. A expectativa é de que a obra esteja concluída já em Maio, mas o edil admite que possa existir um ligeiro atraso tendo em conta a demora na entrega de material.

Na freguesia de Ermidas-Sado o Cineteatro Vitória vai ser recuperado, uma empreitada no valor de 1 milhão e 500 mil euros, para um espaço que vai ter capacidade para 234 pessoas. A finalização da obra é esperada para o mês de Junho deste ano.

- PUB -

No sentido de oferecer à população melhores serviços municipais, está também em edificação a loja do cidadão. Com uma verba de 1 milhão e 600 euros, o espaço vai ter serviços como a loja do cidadão, segurança social, serviço de finanças, e arquivo municipal. Nas palavras de Álvaro Beijinha, esta é “mais uma resposta de serviço público, talvez contrariando tudo aquilo que têm sido as políticas dos sucessivos governos em termos de administração central que fecham serviços, nomeadamente escolas, centros de saúde, postos da GNR. Aqui nós fazemos o contrário, estamos a abrir mais resposta às nossas populações”. A empreitada estará concluída em Outubro, e ao serviço da população até ao final do ano.

Já sobre a ampliação do Parque Empresarial de Santo André, Álvaro Beijinha considera que esta intervenção é uma “oportunidade para as empresas locais e também para fixar empresas que vêm de fora”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -