Iniciativas limitadas derivado da pandemia. Programa prevê inauguração de “exposição dos pequenos grandes artistas” da vila e missa solene presidida por Bispo de Setúbal
A vila do Samouco dá hoje início a três dias de festa em Honra de Nossa Senhora do Carmo, com um programa novamente mais curto, sem a habitual procissão ou as emblemáticas largadas de touros, derivado da pandemia.
No entanto, e por considerar que, apesar de se viverem “momentos muito conturbados”, não se poderia deixar “passar em claro” a celebração, “de um significado ímpar para a população”, a Junta de Freguesia do Samouco promete um programa que “conjuga a cultura, a alegria e a diversão com as tradições e os momentos religiosos”.
Para o primeiro dia de festejo, depois de iluminada a Igreja de São Brás, está prevista para o mesmo edifício a realização de uma “homenagem, pelas 21h30, a Nossa Senhora do Carmo pela Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense”.
Amanhã, o dia é dedicado à cultura, com a inauguração de uma exposição no salão nobre da autarquia, pelas 18h30, “que reúne os desenhos dos pequenos grandes artistas da vila”, explicou a Junta de Freguesia em comunicado.
A mostra, intitulada “Samouco nas Mãos de uma Criança / Samouco em Tempos de Festa”, conta com trabalhos de crianças “que demonstram, através da sua visão e dando asas à sua imaginação, como vêm o Samouco, e em particular as suas festividades”.
Promovida anualmente, a iniciativa, aberta ao público até dia 23, “tem como objectivo fomentar o gosto das crianças pelas artes, neste caso pela pintura, incentivando-as a criar, conforme a sua visão do mundo”.
A realização da habitual “missa solene em louvor de Nossa Senhora do Carmo” no domingo marca o encerramento da edição deste ano da festividade. Presidida por D. José Ornelas, Bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, a missa decorrerá na Praça da República.
Previsto no programa esteve ainda a realização de um momento musical amanhã, pelas 20h30, a percorrer a freguesia ao som de “cantigas da rua”, como no domingo, pelas 18h30, garantido por “Bibe”. Contudo, a autarquia tomou ontem a decisão de cancelar as duas sessões devido ao actual contexto pandémico.
A limitada festa em Honra de Nossa Senhora do Carmo que este ano se realiza pretende, assim, “marcar aqueles que seriam os cinco maiores dias da vila”, com o apoio da Igreja Paroquial de São Brás e da Associação de Festas Populares do Samouco.
A autarquia deixa, ainda, um apelo à população para que participe, “e que a mesma seja efectuada de acordo com as recomendações da Direcção-Geral da Saúde, para que se “evitem os ajuntamentos e se celebre com precaução”.