22 Julho 2024, Segunda-feira

- PUB -
Romaria a Cavalo com “emoção renovada” no arranque para 150 Kms de fé

Romaria a Cavalo com “emoção renovada” no arranque para 150 Kms de fé

Romaria a Cavalo com “emoção renovada” no arranque para 150 Kms de fé

Foto: DR

Autarcas salientam dimensão e cariz do evento, tido por muitos como a principal iniciativa equestre realizada no País. Tradição continua a crescer

 

O som da “corneta” é sempre despertador na manifestação de uma tradição secular que leva centenas a trilhar 150 quilómetros de terra batida e caminhos de fé. A Romaria a Cavalo saiu ontem, pela manhã, da Moita rumo a Viana do Alentejo, ao Santuário de Nossa Senhora d’ Aires.

- PUB -

Os romeiros, que participam na iniciativa – recuperada em 2001, após um interregno de mais de sete décadas –, vêm de vários pontos do País e até do estrangeiro. Dão assim corpo àquela que, por muitos, é considerada a maior expressão equestre a nível nacional, de culto religioso.

E o evento é sempre vivido com “uma emoção renovada”, lembrou Carlos Albino, presidente da Câmara Municipal da Moita, antes da partida do cortejo, num vídeo realizado pelo município nos instantes iniciais de mais uma jornada, a 21.ª desde que a romaria foi retomada.

A adesão do considerável número de romeiros explica-se por “um acto de fé”, por parte de uns, ou até “pela parte lúdica” que a iniciativa também contempla, por parte de outros. “Seja qual for o motivo, esta romaria não nos deixa de surpreender, não deixa de ter um sentimento enriquecedor para todos os que nela participam”, considera o edil. E a receita para mais uma edição de sucesso ficou dada: “Sorte, espírito de união e saúde, para que tudo possa correr bem”, adiantou.

- PUB -

Sentimento idêntico tem Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo. Até porque, a participação no evento é “significativa”. “A emoção aumenta com o tamanho da romaria. É muito bom assistir a este crescimento, a esta evolução”, confessou o autarca do município da região alentejana que, tal como na edição anterior, repetiu presença na partida do cortejo, na Moita.

Participação especial para promover a Moita

A contribuir para esse engrandecimento, este ano, está a Junta de Freguesia da Moita, conforme revelou o presidente Fabrício Pereira. “Decidimos estar este ano representados nesta romaria com uma charrete”, disse, também em declarações ao município moitense. E o objectivo está traçado: “Iremos divulgar a nossa terra durante todo o percurso até Viana do Alentejo.”

- PUB -

Ouvidos foram também os dois padrinhos e a madrinha desta edição, os irmãos Nelson e Sérgio Rosado e Aurea. A cantora, com ADN alentejano, mostrou-se “surpreendida pelo carinho e gosto” que a organização e participantes têm pela romaria, ao passo que a dupla Anjos sublinhou a “importância de manter viva a tradição”.

A romaria tem chegada prevista a Viana do Alentejo para dia 29, depois de percorrida centena e meia de quilómetros pela Estrada dos Espanhóis. Poceirão, onde foi registada paragem para almoço, Landeira, Casebres, São Cristóvão, Alcáçovas e São Brás do Regedouro são localidades atravessadas pela romaria. Cerimónias religiosas e animação musical são actividades previstas para os pontos de paragem.

O fim-de-semana, em Viana do Alentejo, vai contar com uma programação musical e religiosa, que inclui o momento da reunião entre a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, transportada pelos romeiros, com a imagem de Nossa Senhora d’ Aires.

A Romaria a Cavalo é organizada pelos municípios da Moita e de Viana do Alentejo e pelas associações dos Romeiros da Tradição Moitense e Equestre de Viana do Alentejo.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -