9 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Ricardo Bernardes vai apresentar moção por novo aeroporto a sul do Tejo no congresso do PS

Ricardo Bernardes vai apresentar moção por novo aeroporto a sul do Tejo no congresso do PS

Ricardo Bernardes vai apresentar moção por novo aeroporto a sul do Tejo no congresso do PS

Documento é subscrito por mais de uma centena e meia de militantes, entre os quais os presidentes das câmaras municipais de Montijo e Moita

O montijense Ricardo Bernardes vai apresentar no 24.º Congresso do Partido Socialista – que arranca esta sexta-feira e se estende até domingo próximo na FIL – uma moção sectorial a defender a construção do futuro aeroporto a sul do Tejo: ou na Base Aérea n.º 6 ou no Campo de Tiro de Alcochete.

O documento, segundo a comissão política do Montijo, é subscrito por “mais de uma centena e meia” de militantes de várias concelhias do partido, como “Montijo, Moita, Alcochete, Palmela, Barreiro, Setúbal, Seixal, Sines, Lisboa, Santiago do Cacém, entre outras”. E “exalta” o próximo Governo “a concluir tão rapidamente quanto possível o processo de decisão sobre a construção do novo aeroporto” e que “o mesmo se localize na margem sul do Tejo”.

“O texto da moção realça a importância deste investimento para a diminuição das assimetrias entre as duas margens, considerando a obra [como] ‘um factor de promoção de coesão dentro do território da Área Metropolitana de Lisboa e um novo impulso de desenvolvimento para a Península de Setúbal’, em qualquer das ‘localizações mais aventadas nos últimos anos (a Base Aérea n.º 6 ou o Campo de Tiro), porque ambas se localizam no concelho do Montijo e, portanto, a sul do Tejo”, informa a concelhia do Montijo, em comunicado.

“O autor da moção salienta que o novo aeroporto é ‘um investimento central para o País, para o nosso desenvolvimento e para o aproveitamento de todas as potencialidades que o crescimento do sector turístico possa trazer’, afirmando que não é possível ‘mais delongas, nem a procura utópica da solução perfeita'”, revela a estrutura montijense do PS.

“A moção recorda ainda que o PS Montijo sempre apoiou as opções de fixação do novo aeroporto na margem Sul do Tejo, consciente da importância para o concelho da localização de uma infra-estrutura aeroportuária no seu território, sem nunca descurar o interesse nacional, nem impondo, acriticamente, as suas visões políticas perante os estudos técnicos, recordando que a opção ‘Campo de Tiro’, para que aponta o relatório preliminar da Comissão Técnica Independente, continua a dar suporte à ideia de ter um aeroporto no  concelho do Montijo, pois boa parte daquele equipamento localiza-se na freguesia de Canha”, adianta.

Entre os subscritores estão “os presidentes das câmaras municipais do Montijo e Moita, Nuno Canta e Carlos Albino, a presidente da Assembleia Municipal do Montijo, Catarina Marcelino, o presidente da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, Fernando Caria, e a deputada à Assembleia da República, Ana Santos”. Subscrevem ainda a moção “os vereadores da Câmara Municipal do Montijo, Maria Clara Silva e José Manuel Santos, as vereadoras da Câmara da Moita, Sara Silva e Anabela Rosa, o vereador da Câmara Municipal de Almada, Filipe Pacheco, o vereador da Câmara de Sines, José Manuel Arsénio, e o presidente da Junta de Porto Covo, José Pedro Arsénio, entre muitos outros militantes”.

Ricardo Bernardes é militante do PS Montijo desde 2011, presidiu à Juventude Socialista local e foi vereador na Câmara Municipal do Montijo no mandato anterior, cargo que deixou em Outubro de 2020 para assumir as funções de subdirector da Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho. É ainda membro da Assembleia Municipal do Montijo e docente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -