Direito de superfície rubricado com a autarquia. Equipamento vai estar apto para receber torneios internacionais. Zona de restauração associada
Renato Sanches – futebolista internacional português, que foi formado pelo Benfica no Centro de Treinos do Seixal e que milita actualmente no Paris Saint-Germain (PSG) – vai investir milhões no Barreiro. O centrocampista é o promotor do pavilhão de padel que vai ser construído na zona do Polis, investimento que englobará uma unidade de restauração.
A Câmara Municipal do Barreiro rubricou com o jogador o direito de superfície para a instalação do equipamento, anunciou na última segunda-feira Frederico Rosa, presidente da autarquia, em publicação partilhada na sua página pessoal no Facebook.
Em declarações a O SETUBALENSE, o autarca destaca este como um projecto diferenciador em relação a outros do género que servem apenas para a prática da modalidade.
“A grande mais-valia é que, ao contrário da grande maioria dos equipamentos de padel, este é um pavilhão que vai ter a possibilidade de receber torneios nacionais e, acima de tudo, internacionais. E vai funcionar com uma unidade de restauração associada, instalada ao lado”, realça o edil, para reforçar de seguida: “Vai ter capacidade para receber os melhores atletas do mundo nesta modalidade, em torneios oficiais.”
E essa mais-valia do projecto foi fundamental para que o município acolhesse de braços abertos o investimento. “Para se fazer um direito de superfície tem de ser um projecto que se sinta que é diferenciador, que traga um valor agregado à cidade”, afirma Frederico Rosa.
O processo, adianta o presidente da Câmara Municipal do Barreiro, já teve “a concordância da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT) e da Agência Portuguesa do Ambiente (APA)”. E, apesar da bola estar agora do lado do investidor, o autarca acredita que os trabalhos no terreno podem vir a avançar ainda no decorrer de 2024.
“É expectável que as obras de construção arranquem ainda este ano, com a ressalva de que têm prazos contratuais de direito de superfície que, obviamente, são mais largos do que até final do ano. O ‘timing’ da execução está agora do lado do privado, sendo certo que houve um trabalho muito grande para chegarmos até aqui, porque, além de ter sido feito em conjunto, tivemos de passar pela CCDR-LVT e pela APA”, lembra.
E sobre a escolha de Renato Sanches ter recaído no Barreiro, Frederico Rosa não se mostra surpreendido. “Já toda a gente descobriu o Barreiro”, frisa. No entanto, o edil admite que o futebolista “estava a equacionar avançar com o investimento na zona da margem sul do Tejo”. “Sei também que Renato Sanches tem a trabalhar com ele pessoas do Barreiro, que nos abordaram. E chegámos aqui”, junta, a finalizar.
O padel é um dos desportos da moda em Portugal, quer pelo aumento de praticantes quer pela capacidade que tem vindo a mostrar de seduzir atletas profissionais de outras modalidades. De resto, entre futebolistas profissionais e ex-futebolistas o padel tem estado ultimamente em voga, com muitos a aproveitarem os tempos de lazer para desfrutarem desta prática. Exemplo: Grimaldo, durante a sua última temporada ao serviço do Benfica – acompanhado por outros elementos do plantel principal das águias – foi um dos praticantes com presenças assíduas no “Twelve Indoor Padel, que se encontrava instalado na zona do Pau Queimado, no Montijo, e que entretanto teve de ser encerrado na sequência de um incêndio.