19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Porto de Setúbal faz história ao entrar no ranking dos mais eficientes do Mundo

Porto de Setúbal faz história ao entrar no ranking dos mais eficientes do Mundo

Porto de Setúbal faz história ao entrar no ranking dos mais eficientes do Mundo

Infra-estrutura portuária setubalense estreia-se na tabela. Porto de Lisboa é o melhor classificado do País, à frente de Sines

O Porto de Setúbal acaba de fazer história. Pela primeira vez passou a figurar no ranking dos portos de contentores mais eficientes do Mundo.

- PUB -

A infra-estrutura portuária de Setúbal teve entrada inédita no ranking desenvolvido pelo Banco Mundial e pela S&P Global Market Intelligence – listagem designada por Container Port Performance Index (Índice Global de Desempenho Portuário de Contentores) –, que compara dados de 405 portos a nível mundial, tendo todos um mínimo de 24 escalas anuais de navios porta-contentores.

A tabela de desempenho agora conhecida traduz os resultados obtidos em 2023. “O Porto de Setúbal obteve o 333.º lugar desta lista no ranking regional Europa e Norte de África. Já a nível mundial, Setúbal entrou directamente para o 351.º lugar. Destaque ainda para o Porto de Lisboa, que foi considerado o mais eficiente do País, subindo 99 posições face a 2022, passando a ocupar o 121.º lugar no ranking regional e a posição 135 a nível mundial”, anunciou a assessoria de comunicação do porto setubalense, em comunicado.

Carlos Correia, presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) e da Administração do Porto de Lisboa (APL), realça o crescimento observado na infra-estrutura portuária sadina. “Este resultado comprova o esforço que tem sido feito pelas comunidades portuárias, concessionários dos terminais de contentores e trabalhadores. Destaco a eficiência e eficácia das operações efectuadas pelos nossos concessionários Tersado e Sadoport, que com ofertas integradas aumentam a atractividade do Porto de Setúbal”, diz o responsável, citado no comunicado.

- PUB -

A entrada do Porto de Setúbal neste ranking internacional “vem ainda comprovar a excelência da sua oferta integrada, com especial destaque para a sua intermodalidade, sendo o segundo porto nacional com maior quota de operações ferroviárias de e para o porto, representando cerca de 6 mil comboios por ano”, pode ler-se na mesma nota.

“No ranking regional Europa e Norte de África, o Porto de Sines aparece na 126.ª posição e o Porto de Leixões no 292.º lugar. A nível mundial, Sines está em 135.º, logo atrás de Lisboa, e Leixões em 290.º”, é ainda adiantado no comunicado.

O Container Port Performance Index (CPPI) classifica portos de contentores globais por eficiência, concentrando-se na duração da estadia dos navios de contentores no porto. O Índice vai na quarta edição e baseou-se no maior conjunto de dados de sempre: mais de 182 mil navios, de 238,2 milhões de movimentos e de 381 milhões de unidades equivalentes a vinte pés (TEUs), no ano civil completo de 2023.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -