Chef Pedro Ascenção é o “novo rosto” da iniciativa, que já vai na 16.ª edição. Município aproveitou ocasião para rubricar protocolo com a AHRESP
A Câmara Municipal de Palmela apresentou, na passada sexta-feira, na Casa Mãe da Rota dos Vinhos, o programa da 16.ª edição do “Palmela, Experiências com Sabor (PES)”, que irá uma vez mais promover a gastronomia e os produtos regionais ao longo de todo o ano.
Uma das novidades nesta edição é o chef Pedro Ascenção: novo padrinho do PES, que durante a ocasião brindou os presentes com um Bolo de Moscatel Roxo e prometeu novas e “saborosas surpresas”.
O PES arrancou neste mês com dois fins de semana dedicados à Fogaça de Palmela. E prosseguirá com fins de semana dedicados ao Queijo de Ovelha (27 a 29 março e 3 a 5 abril), à Sopa Caramela (1 a 3 e 8 a 10 maio), à Fruta de Palmela (17 a 19 e 24 a 26 julho), ao Vinho de Palmela (28 a 30 agosto e 4 a 6 setembro) e ao Coelho à Moda de Palmela (2 a 4 e 9 a 11 outubro). A iniciativa finaliza com fins de semana subordinados ao tema Moscatel de Setúbal (27 a 29 novembro e 4 a 6 dezembro).
As Oficinas Gastronómicas e a 6.ª Mostra Gastronómica Literária de Palmela “Pela Boca Entra a Literatura”, que alia gastronomia e cultura de forma criativa, são outras sugestões do programa.
Pedro Taleço, vereador com o pelouro do Turismo, assume que existe a perspetiva de melhorar o evento este ano. “Este é um projeto que se faz com melhorias ao longo dos anos. Um trabalho assente nas sinergias entre a restauração e os restantes produtos do nosso concelho”, disse. O objetivo para esta edição, apontou, “é o de aprofundar mais as questões da formação, da academia e uma promoção mais efetiva dos produtos [locais], como o vinho”. “Queremos criar um conjunto de recursos para colocar à disposição da restauração, ligado a outros produtos regionais do nosso concelho, de forma a podermos oferecer uma experiência completa a quem nos visita”, frisou.
Criado em 2009, o PES visa reforçar a notoriedade da marca turística Palmela Conquista, através da afirmação do concelho como um território de referência na boa gastronomia, produtos locais de qualidade e experiências únicas que oferece a quem o visita. O programa aposta na valorização da gastronomia local e no trabalho em parceria com os agentes económicos do setor da restauração. Os eventos do calendário anual inspiram criações gastronómicas que, muitas vezes, passam a integrar as ementas regulares dos estabelecimentos aderentes.
Protocolo assinado
A Câmara de Palmela aproveitou a ocasião para assinar, publicamente, um protocolo de colaboração com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), que pretende reforçar a promoção dos produtos regionais e potencialidades turísticas do concelho.
O acordo estabelece uma parceria estratégica entre as duas entidades, com o objetivo de responder de forma eficaz às necessidades dos agentes económicos e contribuir para a valorização do território.
Segundo as duas entidades, pretende-se promover a qualificação, modernização e dinamização dos setores de alojamento, restauração e bebidas, reforçando o posicionamento do concelho enquanto destino turístico competitivo, sustentável e alinhado com as potencialidades e identidade locais.
No âmbito deste protocolo, a Câmara compromete-se a colaborar em ações de incentivo e promoção da gastronomia local, a disponibilizar um espaço municipal para atendimento aos empresários do setor, a integrar a AHRESP nos grupos de trabalho dos eventos turísticos e a trabalhar em estreita sinergia com a AHRESP no desenvolvimento turístico da região.
Já a AHRESP assume divulgar programas de apoio e financiamento ao setor, desenvolver ações de promoção da qualidade e competitividade dos serviços, implementar e promover o “Programa Seleção Gastronomia e Vinhos na região”, prestar esclarecimentos aos empresários através do Balcão Palmela Best e promover ações de formação gratuitas, em articulação com a Confederação do Turismo de Portugal.
Para Ana Teresa Vicente, presidente da Câmara Municipal de Palmela, a colaboração com a AHRESP “sintetiza uma parceria que reúne um conjunto de pessoas com muita experiência e conhecimento”, o que aporta vantagens na promoção das iniciativas do município. Este eixo de trabalho, adiantou a autarca, “não sendo novo, tem obviamente necessidade de ser trabalhado para públicos muito específicos”. “A AHRESP, com o seu conhecimento e com os seus recursos, com os seus associados, ajuda-nos na divulgação e especialização destes objetivos. Serem nossos parceiros é muito interessante, porque traz uma sustentação, até técnica, que é relevante”.
Satisfeito mostrou-se também Fernando Soares, membro da direção da AHRESP. “Não só nós ajudamos a potenciar o património e uma agenda do concelho muito rica para todo o País, como também a autarquia nos ajuda a cuidar mais e melhor dos nossos associados neste concelho”, concluiu o responsável.