Padre Marco Belchior tomou posse na Paróquia da Trafaria

Padre Marco Belchior tomou posse na Paróquia da Trafaria

Padre Marco Belchior tomou posse na Paróquia da Trafaria

Tomada de posse do padre Marco Belchior na Paróquia da Trafaria

Novo pároco mantém o ofício de Capelão Militar da Marinha Portuguesa, na Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança

 

O padre Marco Belchior tomou posse na Paróquia da Trafaria, funções que assume após a morte do padre João Luís Paixão, em Julho deste ano, prior daquele lugar. O padre Pedro Quintela, pároco do Monte de Caparica, permanece Vigário Paroquial da comunidade, deu a saber a Diocese de Setúbal.

- PUB -

“Esta será uma colaboração pastoral entre os párocos da Trafaria e do Monte de Caparica, que serão, mutuamente, Vigários Paroquiais um do outro, assumindo o padre Pedro Quintela a coordenação da equipa”, refere ainda a Diocese.

A par destas funções, que assumiu no início de Setembro, o padre Marco Belchior mantém o ofício de Capelão Militar da Marinha Portuguesa, na Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança.

Na tomada de posse, o Bispo diocesano, D. José Ornelas, lembrou o falecido padre João Luís Paixão, manifestando os sentimentos de profunda gratidão pelo “longo, diligente e generoso ministério pastoral” deste sacerdote da Diocese de Setúbal: “Hoje, a memória do padre João Luís Paixão está bem presente e leva-nos para muito próximo do serviço à Igreja que ele sempre desempenhou à imagem do Bom Pastor”.

- PUB -

Antes da proclamação do Evangelho pelo padre Marco Belchior, D. José Ornelas entregou-lhe o Evangeliário, porque, como explicou “a primeira função do padre é proclamar e anunciar a Palavra de Deus e levar a comunidade a ser evangelizadora nos diferentes serviços que a compõem. Deve receber a Palavra, acolhê-la, deixar-se transformar por ela e anunciá-la, conduzindo a comunidade através dela”.

Padre Marco Belchior foi pároco no Laranjeiro/Feijó

Após a homilia teve lugar a profissão de fé e juramento de fidelidade do novo pároco, bem como a entrega das chaves da Igreja de São Pedro.

- PUB -

“Juntos, professamos a mesma fé, conduzidos pelo Pastor desta comunidade que inicia a profissão de fé” referiu ainda o Bispo diocesano, “mas o facto de o padre Marco receber, também, a chave da porta desta igreja, é um desafio à co-responsabilidade e ao acolhimento. A chave abre a porta porque a Igreja não vive fechada, acolhe toda a gente, de diversas origens, diversidades e línguas, mas também sai para ir ao encontro sobretudo dos que mais precisam de atenção e ajuda”, acrescentou D. José Ornelas.

Nas suas primeiras palavras dirigidas aos paroquianos da Trafaria o padre Marco Belchior disse: “Procurarei amar esta comunidade com todas as minhas forças e inteligência. A partir de hoje, o Senhor quer escrever uma parte importante da história da Trafaria. Vamos colher muito do que foi semeando, mas não ficaremos por aí… Semearemos também”.

O decreto de nomeação emitido pelo Bispo diocesano foi lido no início da celebração, pelo Vigário Forâneo da Caparica, Padre Pedro Quintela, e a leitura da acta da tomada de posse, no final da Eucaristia, foi feita pelo Padre José Pinheiro, Vigário Forâneo de Almada, que a partir do próximo dia 02 de Outubro será, também, Vigário Paroquial de Laranjeiro/Feijó, comunidade onde o padre Marco Belchior foi pároco nos últimos quatro anos.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -