Primeira fase incide no troço entre a Rua dos Marítimos e o Cais da Moita. Conclusão prevista para Abril do próximo ano
Já estão em curso as obras de requalificação do troço da Rua São Sebastião, compreendido entre a Rua dos Marítimos e o Cais da Moita. A primeira fase da operação, que visa a remodelação da rede de drenagem de águas pluviais, foi iniciada nesta quarta-feira. Depois será executada a repavimentação e o reperfilamento da via.
Segundo o município da Moita, a intervenção, que deverá prolongar-se por cinco meses, é não só “fundamental” – quer para os “residentes” quer para “a população da freguesia, em geral” – como urgente, face ao actual estado do troço, que apresentava risco de colapso.
“O grau de degradação estrutural muito grave, comprovado pela avaliação efectuada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), resultante de uma infra-estrutura muito antiga, levou a constantes roturas e abatimentos do piso, pelo que a Câmara Municipal decidiu avançar com esta obra com a máxima urgência”, pode ler-se na informação divulgada pela autarquia.
Tanto assim que a edilidade decidiu avançar, no final de Setembro último, com o concurso público para a adjudicação da empreitada para aquele troço da Rua São Sebastião com carácter de urgência, pelo valor de 278 mil e 409 euros (mais IVA) e prazo de execução de 150 dias.
Na altura, Carlos Albino, presidente da Câmara Municipal da Moita, lembrou que as repavimentações que estavam planeadas pela anterior gestão da CDU não contemplavam intervenções no subsolo e que a actual maioria socialista decidira avançar com uma operação de fundo na via.
“Estávamos a fazer um projecto para intervencionar toda a rua, que neste momento já está desenvolvido, só que fomos confrontados com o facto de haver um troço da via que não pode esperar [entre a Rua dos Marítimos e o Cais da Moita], daí a abertura de um concurso público urgente”, explicou então o autarca socialista, em declarações a O SETUBALENSE.
A operação prevê a substituição de 80 metros de colector com 1,75 metros de diâmetro, actualmente em betão pré-fabricado, por tubagem em Poliéster Reforçado com Fibra de Vidro, a repavimentação e reperfilamento da via.
Na última segunda-feira, o edil assinalou o “pré-início” da obra com uma publicação na sua página no Facebook. “Projectos com esta dimensão requerem tempo, mas foi isto que prometemos às pessoas e estamos a cumprir. Trabalhamos diariamente para fazer a mudança tão necessária, com o rigor que estes projectos obrigam, com a resiliência que é necessária para não ir atrás dos populismos”, escreveu, para deixar ainda uma garantia: “A defesa do interesse da população está no centro da nossa acção governativa, esse é o caminho. Assim se gere bem todos os recursos”.
A execução dos trabalhos obriga ao encerramento do troço à circulação automóvel que, nos próximos meses, passa a ser feito por percurso alternativo, com implicações nas rotas dos transportes públicos rodoviários. “Toda a Avenida Marginal da Moita irá estar encerrada à circulação de transportes públicos, havendo alterações de percurso e paragens desactivadas em ambos os sentidos”, alertou o município.
O custo da operação a efectuar em toda a Rua São Sebastião está estimado em cerca de 400 mil euros.