Evento é dedicado ao desenvolvimento estratégico, ao investimento público e privado, e à mobilidade e logística
“Desenvolvimento do Arco Ribeirinho Sul: a estratégia e os desafios” intitula a conferência que O SETUBALENSE vai promover no dia 28 de Março no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, e que vai contar com o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, estando prevista também a participação do ministro adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.
Já confirmada está a presença do governante responsável pela pasta das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, na sessão de abertura, que se inicia pelas 9h30 e que contará ainda com a intervenções de Carlos Albino, presidente da Câmara Municipal da Moita, e Nuno Santos, do Conselho de Fundadores da Associação da Indústria da Península de Setúbal (AISET), entidade parceira de O SETUBALENSE na organização do evento.
A participação do ministro adjunto Manuel Castro Almeida (a confirmar) deverá marcar a sessão de encerramento, a partir das 16h15, que englobará as intervenções de autarcas da península de Setúbal.
A conferência – dedicada ao desenvolvimento estratégico, ao investimento público e privado, à mobilidade e logística – vai dividir-se em dois painéis temáticos, aos quais se seguirão debates moderados por Francisco Alves Rito, director de O SETUBALENSE.
Pela manhã será debatido o tema “Eixos do Desenvolvimento” e à tarde estará em cima da mesa o tema “Casos de Sucesso e Desafios”. Os dois painéis temáticos vão ter como intervenientes, além de autarcas da região, empresários e administradores de empresas privadas e públicas.
A conferência vai realizar-se depois de o ministro Miguel Pinto Luz ter prometido para breve o anúncio de um plano de investimentos estruturantes, que o Governo pretende executar na região. Além do futuro aeroporto, a construir no Campo de Tiro de Alcochete, e da terceira travessia sobre o Tejo (ponte Barreiro-Chelas) – confirmados anteriormente pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro –, o ministro das Infraestruturas fez saber que o Governo vai revelar a breve prazo um megapacote de projectos rodoviários. Entre estes estará a construção de um túnel a ligar a Trafaria a Algés (Lisboa), a juntar ao prolongamento do Metro Sul do Tejo. Fora do âmbito rodoviário, mas ainda englobado na estratégia que o Governo tem para o Arco Ribeirinho Sul estará também a criação do Cais Fluvial da Moita.
A participação na conferência promovida em conjunto por O SETUBALENSE e a AISET, é gratuita, mas obriga a inscrição, a efectuar na página oficial do evento que estará disponível no site do jornal.
A iniciativa conta com os apoios da Câmara Municipal da Moita, da Rádio Popular FM e da Escola Técnica e Profissional da Moita.