O imóvel vai receber a sede de Serviços Municipais. O projecto é da Bak Gordon Arquitectos
Os diplomas do concurso público da reconversão do antigo edifício da EDP, no centro da cidade de Almada, foram entregues no passado 23 de Abril, um imóvel dos anos 50 onde vai começar a funcionar a sede de Serviços Municipais.
No desenho do município para esta zona, está a requalificação de todo o eixo central da Praça do Mercado de Almada, assim como o próprio espaço Mercado.
“Almada é o grande município de desenvolvimento da Área Metropolitana de Lisboa”, afirma a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, na sua página de Facebook.
Quanto ao projecto vencedor que vai remodelar todo o antigo edifício da subestação da EDP, foi concebido pelo gabinete de Bak Gordon Arquitectos, que irá recriar “um espaço central e aberto à comunidade em Almada, que se enquadra na estratégia de requalificação [da Câmara] para todo o centro da cidade”, refere a autarquia almadense. Quanto ao investimento municipal de base, é de 240 mil euros.
Na página de Facebook da presidente da Câmara, é ainda publicado que este projecto se traduz num “novo conceito que aposta na qualidade de vida e no comércio de proximidade”.
E diz Inês de Medeiros: “Enquanto autarca, é uma enorme alegria ver as nossas ideias concretizadas graças ao talento e criatividade de todos os concorrentes, que tão bem entenderam o impacto que um projecto como este tem na comunidade”. E a isto acrescenta: “É por um lado a requalificação de um património único da arquitectura modernista, de Keil do Amaral, por outro que aposta na cidade do futuro, mais sustentável, mais humana, mais integradora”.