Nem mesmo a Covid-19 impede o Pai Natal de viajar pelas seis freguesias do Seixal

Nem mesmo a Covid-19 impede o Pai Natal de viajar pelas seis freguesias do Seixal

Nem mesmo a Covid-19 impede o Pai Natal de viajar pelas seis freguesias do Seixal

Mesmo com menos festa, o Seixal faz passar o Natal pelas suas várias freguesias. Para receber 2021, há música e fogo-de-artifício

 

O Município do Seixal começou este ano a festejar o Natal mais tarde e sem a Aldeia de Natal, que era costumeira no núcleo antigo do concelho. Mas, mesmo em tempo de pandemia da Covid-19, com a segurança que esta obriga, até 10 de Janeiro estão previstas várias iniciativas para manter a tradição natalícia presente e viva.

- PUB -

“Apesar de todas as limitações a que estamos sujeitos, queremos que os nossos munícipes possam viver a magia do Natal e celebrar o início de 2021, pelo que preparámos um conjunto de iniciativas que terão em conta todas as regras de segurança e que levarão bastante alegria à porta de casa de cada um”, diz o presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos.

O “Natal Está à Sua Porta” é o nome da iniciativa que arrancou no passado dia 19 de Dezembro, estende-se até 6 de Janeiro, e vai passar pelas seis freguesias do concelho. Esta consiste na instalação da tradicional decoração e iluminação natalícia, “permitindo preencher os espaços públicos de luz e de cor”, refere comunicado emitido pela autarquia.

Do programa consta o Autocarro do Pai Natal que “irá percorrer as ruas, espalhando a magia e os sons próprios desta época festiva em especial junto dos mais novos”. Por fim, mantém-se o Mercado de Natal que está a decorrer até 10 de Janeiro, no núcleo urbano antigo do Seixal, consistindo na exposição e venda de artesanato e produtos alimentares tradicionais.

- PUB -

O percurso do Autocarro do Pai Natal vai passar pela União das freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires no dia amanhã, das 16h15 às 20h00, nos dias 25 de Dezembro, 27 de Dezembro, 1 e 3 de Janeiro, entre as 17h00 e as 20h00.

Em Amora vai passar a 24 de Dezembro, das 10h00 às 13h00, e a 26 de Dezembro. No último dia do ano e depois a 6 de Janeiro, será sempre entre as 17h00 e as 20h00.
Por Fernão Ferro o autocarro natalício passa hoje, terça-feira, e 30 de Dezembro entre as 17h e as 20h00.

Corroios está também no percurso do Pai Natal que vai passar a 29 de Dezembro, das 14h00 às 17h00. E ainda nos dias 20 e 24 deste mês e no sábado 2 de Janeiro, das 17h00 às 20h00.

- PUB -

Para despedida deste atípico ano 2020, para 31 de Dezembro está marcada a festa de passagem de ano, com muita música e fogo-de-artifício quando soarem as 12 badaladas. Indica a autarquia que estão programados quatro espectáculos musicais itinerantes, um para cada freguesia, que “prometem uma grande animação e ritmo rumo ao momento que marcará a transição para o Novo Ano, o qual será assinalado com um espectáculo de fogo de artifício em cada uma das seis freguesias”.

Insistir para que o hospital não seja esquecido

Entretanto, no passado sábado, realizou-se a iniciativa “Mais Um Natal sem Hospital no Seixal”, que este ano foi online na página de Facebook da Câmara do Seixal, com a actuação de vários artistas locais e nacionais. Esta é uma iniciativa que, para além de festejar o Natal, há anos que vem relembrado aos vários governos do País da vontade da população e autarcas em ter um hospital no concelho.

Antes da iniciativa deste ano, afirmava o presidente Joaquim Santos que “vamos realizar mais uma vez esta iniciativa para relembrar a luta que dura há quase 20 anos pela construção do hospital no concelho, uma reivindicação justa da população, Comissão de Utentes de Saúde, órgãos autárquicos e Plataforma Juntos pelo Hospital”. E acrescentava: “Numa altura de pandemia como a que vivemos, fica ainda mais evidente a real necessidade de construção deste equipamento que em muito iria ajudar os munícipes do concelho e as populações dos concelhos vizinhos”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -