Montijo “transforma” Montiagri em centro de recolha de bens para apoiar Ucrânia

Montijo “transforma” Montiagri em centro de recolha de bens para apoiar Ucrânia

Montijo “transforma” Montiagri em centro de recolha de bens para apoiar Ucrânia

|

Associações e Escola Secundária Jorge Peixinho promovem acções de solidariedade. Material vai seguir para o Leste da Europa

 

Despertou e cresce a cada dia que passa a onda de solidariedade e apoio ao povo ucraniano. No Montijo, autarquias, associações, Escola Secundária Jorge Peixinho, empresas e populares têm lançado acções de recolha de bens para ajudar as vítimas da invasão russa.

- PUB -

Muito do material conseguido seguiu ontem viagem, com destino ao Leste da Europa. Mas toda a ajuda é pouca e as iniciativas continuam a decorrer.

A Câmara Municipal do Montijo anunciou, esta quinta-feira, que se encontra “a colaborar com a Associação Oficial ‘Ukrainian Refugies UAPT’ na ajuda à população ucraniana, integrando uma rede solidária de apoio à Ucrânia”.

E disponibilizou à referida associação – “uma organização não governamental que presta assistência a pessoas temporariamente deslocadas da Ucrânia devido à guerra” – as instalações do antigo restaurante Montiagri, que funcionará a partir de agora “como ponto fulcral de acolhimento dos bens”.

- PUB -

- PUB -

Entre os bens necessários, a autarquia destaca “os artigos de saúde, de higiene, de enfermagem, alimentação e agasalhos”.

Este centro de recolha funciona todos os dias das 9 às 21 horas e a expectativa passa por angariar a maior quantidade possível de bens, como “cobertores, sacos-cama, alimentos não perecíveis, alimentação infantil, fraldas e produtos de higiene, produtos de enfermagem (álcool, algodão, ligaduras e compressas, fita adesiva, luvas cirúrgicas), produtos de limpeza, pilhas e lanternas”.

Escola e associações lançam ajuda

- PUB -

Também envolvida em missão solidária está a Escola Secundária Jorge Peixinho, que agendou uma iniciativa de apoio, intitulada “Pela Paz na Ucrânia e no Mundo”, para a próxima segunda-feira, 7, a partir das 10 horas.

“O evento visa simbolicamente abraçar todos os nossos alunos ucranianos e respectivas famílias, com uma concentração nos campos desportivos da escola. Faremos 1 minuto de silêncio em memória dos que já perderam a vida nesta guerra hedionda. Depois, será tocado o hino nacional da Ucrânia e de seguida será largado um balão branco com uma mensagem de paz”, revelou Sandra Nóbrega, professora naquele estabelecimento de ensino.

A iniciativa, adianta a docente, “marca também o arranque de uma campanha solidária de recolha de bens, como meias de aquecimento, sacos-cama, cobertores/edredons e medicamentos para kits de primeiros socorros (betadine, compressas, soro fisiológico e luvas cirúrgicas)”. Os bens recolhidos serão também entregues à Associação “Ukrainian Refugees UAPT”.

Ontem, já foram enviadas do Montijo remessas de bens doados que serão transportados em camião para a Ucrânia. A Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro procedeu a recolhas na terça e quarta-feira. Os bens foram entregues na Junta de Arroios, Lisboa, que tem a decorrer uma campanha solidária em parceria com a comunidade ucraniana. Tiago Correia, fadista montijense, foi uma das personalidades que participou na acção.

O Lions Clube do Montijo e a União Mutualista Nossa Senhora da Conceição foram algumas das várias associações que também lançaram acções a angariação de bens para enviar para o território ucraniano.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -