19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Montijo entra em festa para honrar São Pedro

Montijo entra em festa para honrar São Pedro

Montijo entra em festa para honrar São Pedro

Nuno Canta realça as raízes locais e a resistência da comunidade, alicerçada no espírito de solidariedade e fraternidade

 

Passavam seis minutos das 19 horas desta terça-feira quando a Banda da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro entoou os primeiros acordes da marcha “Águas do Botaréu”, substituindo a habitual interpretação do Hino Nacional. Em simultâneo eram hasteadas as bandeiras do alto da varanda dos Paços do Concelho e, assim, dois anos volvidos, o Montijo voltou a estar em festa. As principais comemorações festivas do concelho, em Honra de São Pedro, vão prolongar-se até ao próximo dia 4.

- PUB -

Cerca de duas centenas de pessoas acompanharam a cerimónia de abertura dos festejos, que contou com autarcas, representantes das forças vivas da cidade, de tertúlias e demais associações locais. E Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, enalteceu o regresso de uma tradição travada que foi nos últimos tempos pelo flagelo pandémico da covid-19.

“As nossas festas estão vivas. Estão vivas as nossas tradições religiosas, em Honra de São Pedro, Padroeiro dos Pescadores. Estão vivas as tradições populares, piscatórias. Estão vivas as nossas manifestações culturais, as tradições das nossas colectividades”, discursou o autarca, para salientar de seguida aquele que é o ADN das festividades montijenses.

“Em cada praça, em cada beco, largo, basta ver o que cada colectividade realiza. Montijo transforma-se num ponto de encontro de culturas. São estas as raízes que nos tornaram mais fortes, que nos auxiliaram na luta que tivemos de travar com a pandemia nos dois últimos anos: a solidariedade, a fraternidade e a amizade entre pessoas”, afirmou, antes de terminar com vivas às Festas de São Pedro e ao Montijo, que encontraram eco de retribuição entre os populares presentes.

- PUB -

O Grupo Coral do Montijo, acompanhado pela Charanga da Rambóia, deu de seguida voz ao Hino das Festas de São Pedro, que antecedeu o rufar dos tambores dos Batucando e o desfile da Marcha dos Reformados do Montijo. As Festas em Honra de São Pedro, no Montijo, estão abertas.

 

 

- PUB -

 

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -