Documento-guia contou com contributos de vários agentes da prática desportiva e associativismo local
As sessões de apresentação do Plano Municipal de Desenvolvimento Desportivo decorreram no último fim-de-semana, nas instalações do Pavilhão Desportivo Municipal da Moita, tendo contado com a “participação, as opiniões e os contributos de todos os actores e agentes da política desportiva local”, entre os quais, autarquias, movimento associativo popular, escolas, pais e atletas.
Na altura, os diferentes intervenientes construíram um plano que define “o enquadramento, os objectivos e eixos estratégicos do desenvolvimento desportivo sustentável para os próximos anos”.
Rui Garcia, presidente do município, considera que este documento é um ‘guia’ que demonstra as “potencialidades do concelho, os aspectos a melhorar e as perspectivas de futuro”, tendo em conta que as metas a atingir são “perfeitamente alcançáveis”. Para o autarca moitense, a tradição do município tem conseguido envolver no desporto “milhares de praticantes, de várias faixas etárias” e “em diversas modalidades”.
Já o vice-presidente da autarquia, Daniel Figueiredo, responsável pelo pelouro do Desporto, explicou a metodologia utilizada na construção deste Plano e salientou a importância de todos os que intervém nesta área para a concretização do documento, que integra os contributos das reuniões, jornadas e fóruns realizados. “Este é um livro de trabalho”, disse, referindo a relevância do desporto na vivência e plenitude social e emocional do ser humano.
“Fazer da Moita um município de referência no desporto para todos, promovendo o acesso inclusivo, generalizado e qualificado da população a um vasto conjunto de práticas desportivas” é o objectivo comum deste Plano de Desenvolvimento Desportivo, que será objecto de uma avaliação bienal, relativamente ao grau de execução das medidas, aos resultados alcançados e aos desvios relativos ao programado, do qual resultará a elaboração de um relatório que deverá conter, entre outras informações, as principais conclusões e recomendações.
Dois fóruns de debate e jornadas dedicadas ao deporto
O novo Plano Municipal de Desenvolvimento Desportivo também integra a realização da 2ª e 3ª edição do Fórum do Movimento Associativo; as 1ªs Jornadas do Desporto, com a participação de agentes desportivos do concelho para responder à questão central “Como perspetivar o futuro do Desporto no Município da Moita?”; evento no seguimento do qual também será promovida a sua 2ª edição.
2ª Jornadas do Desporto com os agentes desportivos do concelho – apresentação dos eixos estratégicos, diálogo, contributos e validação da estrutura do plano operacional.
O plano integra ainda a constituição de um Grupo de Coordenação interno da Camara Municipal da Moita (CMM), assim como a realização de diversas reuniões com agentes desportivos e peritos e reuniões internas entre técnicos da divisão do desporto e técnicos do departamento de assuntos sociais e cultura.