Moinho do Gaio vai ser requalificado

Moinho do Gaio vai ser requalificado

Moinho do Gaio vai ser requalificado

Câmara Municipal da Moita recupera zona envolvente e transfere 75 mil euros para a junta de freguesia garantir obras no equipamento

 

O Moinho do Gaio vai ser requalificado, tal como a zona envolvente àquele património. O executivo da Câmara Municipal da Moita aprovou nesta quarta-feira, por unanimidade, um acordo de cooperação para delegação de competências na Junta da União das Freguesias de Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos com vista à operação de recuperação do espaço.

- PUB -

Ao abrigo do acordo, a junta ficará responsável por garantir a reabilitação do Moinho do Gaio, “por uma questão de proximidade”, explicou Carlos Albino. Já os trabalhos referentes à requalificação da área envolvente serão assegurados pelo município, adiantou o presidente da Câmara Municipal da Moita.

“Estamos no processo final de activar umas garantias sobre as infra-estruturas a que a Câmara Municipal tem direito, para intervencionar a zona envolvente”, avançou Carlos Albino, que salientou a relevância da conservação do referido equipamento.

“Estava há muito tempo por intervencionar. É um espaço lindíssimo para ver, observar, tem uma vista fantástica”, frisou o socialista, antes de considerar o Moinho do Gaio como “o local icónico e representativo” daquela freguesia.

- PUB -

Rui Garcia, vereador da CDU, justificou o voto a favor da coligação. “Também foi objectivo nosso, estava no nosso compromisso eleitoral para este mandato”, vincou. “Ainda bem que surge agora a possibilidade, ultrapassados problemas diversos que levaram a que não pudesse ser mais cedo. Um problema que é o mesmo de sempre: os recursos são finitos e têm de ser estabelecidas prioridades, mas haviam também questões de posse do terreno”, lembrou.

E Ivo Pedaço, vereador independente, não escondeu satisfação: “É uma alegria ver esta proposta, o restauro deste moinho que, desde que me lembro, está naquele estado.”

A intervenção no Moinho do Gaio engloba a reabilitação da estrutura e a construção da cobertura. A Câmara Municipal vai transferir 75 mil euros para a junta para a execução desta obra.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -