A verba esperada para a construção do equipamento é de um milhão e 600 mil euros
O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, assumiu o compromisso de que o posto para a GNR de Poceirão é mesmo para avançar. Este foi o resultado da reunião de hoje, 12 de Julho, entre o governante e o presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro. Um encontro que contou também com a participação da GNR e da equipa da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.
O contrato-interadministrativo para financiamento da obra de construção do posto “deverá ir a reunião da Câmara Municipal de Palmela durante o mês de Agosto”, afirma Álvaro Amaro. A fase seguinte do processo passa por incluir a verba no Orçamento de Setembro e, em Outubro, “deveremos lançar a empreitada”. “Ainda quero inaugurar o posto da GNR de Poceirão neste mandato”, afirma o autarca.
A verba em causa está em “um milhão e 600 mil euros”, diz Álvaro Amaro, que aponta poder existir uma inflação de preço devido ao tempo que demorou até à decisão de se avançar com a obra. Aliás, o presidente da Câmara de Palmela admite que começou a recear que o posto ficasse pelo caminho. “Via outras obras a avançar e o posto da GNR de Poceirão não”, a “preocupação era perder o financiamento”, diz.
Em nota de Imprensa, a autarquia revela que na altura em que o projecto de execução “está em fase de aprovação final”, a concretização deste acordo “é uma notícia animadora para o concelho de Palmela e, em particular, para as populações da União das Freguesias de Poceirão e Marateca”. Sentimento este que também acolhe “os militares da GNR que prestam serviço neste posto”.
Até à confirmação de José Luís Carneiro, passaram várias diligências institucionais, como moções, abaixo-assinados, visitas ao local, reuniões com a tutela e, mais recentemente, uma sessão pública com a população com o objectivo de “pressionar o Governo a corresponder às necessidades deste território”.
Em termos de historial, em Abril de 2020 foi efectuada a assinatura do Protocolo de Colaboração para a celebração de um Contrato de Cooperação Interadministrativo pela Câmara Municipal, a Secretaria-Geral da Administração Interna e a GNR, com vista à construção do novo Posto Territorial da GNR de Poceirão.
“O Município cumpriu, de imediato, aquilo a que se havia comprometido, com a cedência do terreno do logradouro da antiga Escola Básica de Poceirão para este propósito e o lançamento do concurso para a elaboração do projecto de execução, que foi adjudicado em Setembro desse ano e conheceu, entretanto, várias versões”.
Lembra o presidente que em Novembro do ano passado a autarquia ainda questionava a tutela. Mas a 7 de Julho, veio a versão final do projecto sendo a mesma do conhecimento do Ministério da Administração Interna e da GNR.
“Agora estou feliz por a palavra te sido honrada”, afirma o autarca depois da reunião com o ministro.