24 Julho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Ministra e Procuradora-Geral da República abrem sexta edição do Fórum Abrigo

Ministra e Procuradora-Geral da República abrem sexta edição do Fórum Abrigo

Ministra e Procuradora-Geral da República abrem sexta edição do Fórum Abrigo

Evento está de regresso ao Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida para debater futuro das crianças em risco

 

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, vão participar na sessão de abertura do VI Fórum Abrigo, que vai decorrer no próximo dia 23 no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida, no Montijo.

- PUB -

O evento, de carácter bienal e que visa debater as problemáticas ligadas à criança, arranca pelas 9h30 e, na abertura, contará ainda com intervenções de Nuno Canta, presidente da Câmara do Montijo, e Jacinto Pereira, presidente da direcção da associação Abrigo.

O primeiro painel, com início previsto para as 11h15, vai apresentar reflexões do professor Javier Urra, autor do best seller “O pequeno Ditador”, e do historiador José Pacheco Pereira, sobre as crianças em risco e as famílias no pós-pandemia.

À tarde, a partir das 14h45, será debatido o tema “Crianças vs Famílias vs Estado – Dinâmicas e Actualidade”, com académicos e investigadores de várias instituições, como o ISCTE, a Universidade do Minho, o Politécnico do Porto e a Universidade de Oxford (Reino Unido). Em cima da mesa vão estar os novos modelos de acolhimento.

- PUB -

A iniciativa vai contar ainda com várias personalidades da área política e representantes de diversas instituições locais e nacionais de referência.

“Este é um momento oportuno para a VI edição do Fórum Abrigo e para se discutirem os problemas crescentes que atingem estes públicos-alvo, não só devido à covid-19, mas também à conjuntura que vivemos. Dificuldades para as quais as instituições e os seus técnicos têm de estar despertas e definir modelos de resposta em conformidade”, considera Jacinto Pereira, na projecção à iniciativa.

A sessão de encerramento, pelas 17 horas, vai contar com Fernando Pinto, presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Maria Rosário Farmhouse, que preside à Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens, e João Castilho, presidente da Assembleia Geral da Abrigo.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -