23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Maria de Belém com participação prevista no Fórum Social

Maria de Belém com participação prevista no Fórum Social

Maria de Belém com participação prevista no Fórum Social

Antiga ministra deverá abrir primeiro de quatro painéis que compõem a 14.ª edição da iniciativa, este ano dedicada à saúde

 

Maria de Belém Roseira, presidente do Conselho Geral da Fundação SNS e antiga ministra da Saúde, é um dos nomes previstos no programa do Fórum Social de Palmela, que o município vai promover no próximo dia 5. A iniciativa, dinamizada pela rede social local, vai decorrer entre as 9h15 e as 16h45 na Biblioteca Municipal de Palmela.

- PUB -

Esta 14.ª edição do Fórum Social – que tem como tema: “Palmela + Saudável” – vai dividir-se em quatro painéis, com representantes de várias instituições, municípios e Administração Central. A participação de Maria de Belém (sujeita ainda a confirmação) está agendada para o primeiro painel, que se debruçará sobre a temática: “As determinantes em saúde e o papel do Poder Local”. Para este painel estão ainda previstas (e também ainda sujeitas a confirmação) as presenças de Alfredo Monteiro, vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, e Susana Viegas, do Departamento de Ciências Sociais em Saúde, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP/NOVA).

Antes, na sessão de abertura, vão intervir Luísa Malhó, directora do Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal, Laura Silveira, vice-presidente do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Álvaro Balseiro Amaro, presidente da Câmara de Palmela, e Maria João Camolas, vereadora e presidente do Conselho Local de Acção Social de Palmela.

“Conhecimento e Planeamento em Saúde” é o mote do segundo painel, que vai contar com as participações de Fátima Quitério, da Direcção-Geral da Saúde, João Diegues, do ACES Arrábida, e um representante (ainda sujeito a designação e confirmação) da Câmara Municipal da Amadora. Este painel fecha o período matinal.

- PUB -

Para a tarde estão reservados os dois outros painéis. Os trabalhos são retomados após almoço com a apresentação do tema: “Geografia da Saúde”, a cargo das oradoras Mirieme Ferreira e Rita Silva que vão focar-se no Atlas da Saúde da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis.

“Bem-estar, saúde e ambiente – perspectivas e desafios” é a última temática a estar em cima da mesa. Participam Cátia Machacaz e Lúcia Pereira, do ACES Arrábida, José Carlos Sousa e Dina Paulina, da Direcção-Geral da Educação, e Luís Campos, presidente do Conselho Português para a Saúde e Ambiente. Cada um dos painéis é seguido de debate.

O Fórum Social, salienta o município de Palmela, “procura sublinhar os princípios da universalidade e da equidade, sob o lema da Agenda 2030: ‘Não deixar ninguém para trás’”. As inscrições para participação na iniciativa já estão abertas.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -