23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Mais de 100 concelhos de 15 distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 100 concelhos de 15 distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 100 concelhos de 15 distritos em perigo máximo de incêndio

A subida de temperaturas coloca mais de 100 concelhos portugueses em risco máximo de incêndio, de acordo com o IPMA.

 

Mais de 100 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Leiria, Portalegre, Beja, Castelo Branco, Guarda, Aveiro, Coimbra, Viseu, Braga, Porto, Vila Real, Bragança e Faro apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o IPMA.

- PUB -

 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou também mais de 40 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Vila Real, Porto, Braga e Portalegre em perigo muito elevado.

 

- PUB -

Outros concelhos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Portalegre, Évora e Beja estão hoje em perigo elevado de incêndio.

 

Por causa das condições meteorológicas, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até sábado.

- PUB -

 

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

 

Desde o início do ano, as 6.349 ocorrências de fogo já afectaram 28.132 hectares de espaços rurais.

 

O IPMA prevê para os próximos dias uma subida da temperatura generalizada da temperatura máxima com valores próximos dos 40 graus na região Sul e interior norte e centro, podendo atingir pontualmente 44 graus em alguns locais do Alentejo e Vale do Tejo.

 

Durante a noite, as temperaturas mínimas também serão elevadas, “com valores superiores a 20 graus (noites tropicais) em grande parte do território, podendo mesmo não descer abaixo dos 25 graus em alguns locais do Algarve, Alentejo e na Beira Interior”.

 

Por causa do tempo quente, o IPMA colocou os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Santarém sob aviso vermelho entre as 00:00 de hoje e as 10:00 de quinta-feira.

 

Os restantes distritos do continente vão estar entre estes dias sob aviso laranja (o segundo mais grave), também devido ao tempo quente, segundo a informação divulgada, disponível no ‘site’ do instituto.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -