Luís Montenegro triunfa mas André Ventura sai como vencedor da noite

Luís Montenegro triunfa mas André Ventura sai como vencedor da noite

Luís Montenegro triunfa mas André Ventura sai como vencedor da noite

AD alcança mais votos com vantagem curta perante PS. Livre aumenta representantes na assembleia, contrastando com tombo da CDU

 

A Aliança Democrática (AD) foi quem alcançou mais votos a nível nacional nesta noite eleitoral, embora com uma vantagem muito curta perante o Partido Socialista (PS), mas o Chega foi o partido que mais cresceu e saiu como grande vencedor da noite. Também o Livre conseguiu um aumento significativo de representantes no parlamento, resultado oposto ao alcançado pela CDU, que desceu bastante. A garantia é certa, sem o Chega, nem à direita nem à esquerda se consegue formar um Governo maioritário.

- PUB -

A AD subiu cerca de dois pontos percentuais, de 28% em 2022, para cerca de 30%. A coligação de direita conseguiu uma vitória pela margem mínima, indo contra as sondagens que davam uma vitória mais expressiva, mas a principal surpresa da noite foi a queda dos socialistas e a subida do Chega. O PS liderado por Pedro Nuno Santos perdeu bastantes votos, relativamente às últimas eleições, com uma queda superior aos 35 deputados, uma descida percentual de 41,4% para 28,7%.

O grande vencedor da noite foi o partido liderado por André Ventura, com uma subida muito forte, quase quadruplicando o número de deputados na Assembleia da República. Nas últimas legislativas o partido obteve 7,8%, elegendo 12 deputados, números que parecem curtos quando comparados com os obtidos nesta noite, onde o partido de André Ventura obteve mais de 18% dos votos.

A noite eleitoral da IL foi tranquila, sem grandes mudanças, com o partido de Rui Rocha a aproveitar a ‘onda’ da direita e a aumentar a votação no partido, dos 4,91% em 2022, para mais de 5%. Já na esquerda, o único vencedor foi o Livre, com Rui Tavares a assegurar companhia na Assembleia da República, subindo bastante, de 1,28% para mais de 3%, alcançando os 4 deputados.

- PUB -

O partido de Mariana Mortágua subiu o número percentual de votos, mas manteve o número de deputados na assembleia. O grande tombo da noite foi o da CDU, com a força partidária liderada por Paulo Raimundo a ficar aquém do expectável, descendo para 3 deputados, após perder um ponto percentual. Quanto ao PAN, manteve o seu lugar na assembleia com Inês Sousa Real.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -