É já nos dias 2, 3 e 4 de Maio, Fernando Pó que tem lugar um dos principais eventos de promoção dos produtos regionais do concelho de Palmela com o vinho a ser o protagonista principal
As linhas principais da edição deste ano foram apresentadas publicamente esta terça-feira na aldeia vinhateira de Fernando Pó.
Em 2025 o certame terá, no pavilhão da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, 20 stands sendo 10 de produtores de vinho, os restantes mostrarão aos milhares de visitantes esperados o que de bom se faz na região, do artesanato à doçaria, aos queijos e outros produtos tradicionais. No exterior três carismáticas tasquinhas e três restaurantes.
Não irá faltar a tradicional prova de vinhos que vai distinguis entre 16 vinhos tintos e oito brancos a concurso, através de uma prova cega com votos do público.
Ao longo dos três dias os visitantes terão ainda a oportunidade de assistir e participar nos vários showcookings e workshops agendados.
Na apresentação da Mostra, que decorreu na Fernando Pó Adega Winery, Andreia Brás, membro da comissão organizadora, afirmou que “a Mostra continua a atrair cada vez mais visitantes, curiosos e apaixonados pelo vinho. Este ano, apostamos não só na qualidade dos vinhos apresentados, mas também na experiência dos visitantes com momentos de gastronomia, música, provas comentadas e muitas outras surpresas”. Agradeceu depois a todos os produtores que fazem parte desta iniciativa e aos parceiros institucionais e comerciais “que acreditam no potencial da nossa terra”.
Cecília Sousa, presidente da União de Freguesias de Poceirão e Marateca, na sua intervenção afirmou ser “com grande orgulho e entusiasmo que damos as boas vindas a mais uma edição da Mostra de Vinhos de Fernando Pó”. Um evento que, acrescentou, “mais do que uma celebração dos nossos vinhos é um testemunho vivo da dedicação, da tradição e da inovação desta região única. Fernando Pó é sinónimo de terra fértil, vinho generoso e de vinhas cuidadas com paixão. Aqui a natureza alia-se ao saber dos nossos produtores para criar vinhos que falam por si. Vinhos com corpo, com alma e identidade”.
Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela, deixou um elogio à “paixão” que as pessoas colocam na organização deste evento. Falou, depois de uma Mostra que é “a afirmação da ruralidade desta aldeia vinhateira de Fernando Pó” e de um centro de “excelência de produção dos melhores vinhos do mundo”, mas também ganhou ao longo dos anos a consistência de um ecossistema que resulta naquilo que gostamos de chamar, foi sempre esse o nosso sonho, de aldeia vinhateira de Fernando Pó”, e hoje “faz parte do roteiro dessas aldeias vinhateiras e até no âmbito da Associação de Municípios Portugueses do Vinho”.
Musica: Imparável e incomparável Rosinha para animar a Mostra no sábado
A inauguração oficial está marcada para as 18h00 de sexta-feira, a cargo do grupo Bardoada – Grupo de Gaiteiros e Gigantones de Pinhal Novo. Meia hora depois abre portas o pavilhão onde estão os expositores. Neste primeiro à noite lugar ao baile com Marco e Cláudia. A fechar o dia terá lugar a actuação de Gabaritzgang. –
No sábado os espaços abrem às 14h. Neste dia o destaque, para além da prova comentada e a primeira fase da prova de vinhos, “Escolha do Público” e entrega de prémios 28ª Mostra de Vinhos tintos e brancos. A terminar o dia as atenções estão concentradas para a actuação da conhecida cantora popular Rosinha.
No Domingo teremos no palco, entre outras atracções, o Flamenco Maria Navarro e o rancho Folclórico e Regional de Fernando Pó. Neste derradeiro dia serõ entre os prémios da prova “Escolha do Público”.