Inaugurada histórica edição da Festa das Vindimas em Palmela

Inaugurada histórica edição da Festa das Vindimas em Palmela

Inaugurada histórica edição da Festa das Vindimas em Palmela

A vila e o concelho de Palmela vão estar em festa de 31 de agosto a 5 de setembro, com a 60.ª edição da Festa das Vindimas

 

Perante um Largo do Município cheio e animado, Maria Zoé Parrinha, Rainha das Vindimas 2023, cortou a parra e ás 21 horas decretou : “ Está aberta a 60.ª edição da Festa das Vindimas”.

- PUB -

Um momento emblemático antecedido pelas intervenções de André Cabica, presidente da Associação Festas das Vindimas e Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela na habitual cerimónia de inauguração deste evento.

Para André Cabica este “é um momento verdadeiramente especial” no qual se celebra não só a tradição “e o esforço incansável da nossa comunidade” mas também “a rica herança cultural que define a nossa região”. Nas últimas seis décadas a Festa das Vindimas, frisa, “tem sido um ponto de encontro anual que une gerações reforça os laços entre vizinhos e amigos e nos enche de gratidão pelas bênçãos da terra e pelo trabalho árduo. Neste evento recordamos a importância da agricultura e da vitivinicultura no nosso quotidiano e na nossa economia local”.

Álvaro Amaro, na sua intervenção, elogiou e salientou a importância deste evento para a comunidade palmelense. “O corte de cacho de uvas este ano reveste-se de especial simbolismo ao marcar o arranque da 60ª edição da Festa das Vindimas. São 60 anos de reafirmação da nossa identidade cultural tão enraizada no universo vitivinícola no trabalho da terra. Nessa ligação intrínseca aos ciclos da natureza que culminam anualmente na colheita abundante dos frutos que o labor e o saber de tantas gerações resultará em alguns dos melhores vinhos do mundo”. São também, acrescenta, “60 anos de consolidação deste projecto que nasceu como uma ambição local a partir do sonho, engenho e ousadia de um conjunto de palmelões que acreditavam que Palmela merecia um certame que congregasse o espírito comunitário e prestasse digna homenagem à vinha e ao vinho e ás gentes que faziam acontecer”.

- PUB -

Entre uma vasta lista de convidados, autarcas e entidades civis e militares, destaque para a presença da embaixadora da África do Sul, a embaixadora da Missão Diplomática da Palestina e dos presidentes de câmara dos municípios de São Vicente e da Praia e ainda de Barcarrota, Espanha com os quais a autarquia de Palmela desenvolve um trabalho de parceria e cooperação internacional.

Até 5 de setembro, há muito para ver, ouvir, degustar e sentir na 60.ª Festa das Vindimas com espetáculos musicais, provas de vinhos e outros momentos emblemáticos como a Pisa da Uva e a Bênção do Mosto, o Cortejo dos Camponeses e o Cortejo das Vindimas 2023. O diversificado programa conta este ano também com uma homenagem às 60 Rainhas das Vindimas.

Destaque também para os espetáculos de artistas de renome nacional no palco principal, por onde vão passar David Carreira, André Sardet com os “Loureiros”, Fogo Fogo, José Cid, Rodrigo Leão com a Humanitária e Emanuel.

- PUB -

O programa integra ainda espetáculos musicais em mais dois palcos, o Encontro Concelhio de Folclore no Cine-Teatro S. João, Mercado de Vinhos, showcookings e harmonizações vínicas, provas desportivas, largadas de touros, entre outras iniciativas para vários públicos.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -