Crime ocorreu em Junho de 2021 devido a uma discussão fútil entre os dois envolvidos junto a uma loja de seguros na Quinta do Conde
O Tribunal de Setúbal condenou a 18 anos e seis meses de prisão um homem de 42 anos, de nacionalidade paquistanesa, por ter assassinado à facada, pelas costas, um conterrâneo na Quinta do Conde, concelho de Sesimbra.
O crime ocorreu em Junho de 2021, junto a uma agência de seguros no Largo do Mercado nesta localidade e na origem do crime esteve uma discussão fútil entre os dois junto a uma loja de seguros.
O homicida, Muhammad Istiaq, com 42 anos, foi condenado por homicídio qualificado e viu agora o Supremo Tribunal de Justiça manter a pena aplicada pelo Tribunal de Setúbal.
Isto tendo em conta “o modo como o arguido, aproveitando-se da oportunidade de a vítima estar desprevenida, desprotegida, alheia ao que se passava na sua retaguarda, usar uma faca para, nas condições provadas, impedi-la de opor qualquer espécie de resistência, executando facilmente o seu propósito homicida”.
O homicida atacou a vítima com vários golpes de faca nas costas, o que para os juízes do Supremo Tribunal de Justiça é uma forma “reveladora de uma personalidade pejada de elementos de acentuada raiva e brutalidade muito além do necessário ao cometimento do crime e na impossibilidade de a vítima sequer se poder defender, actuando de modo claramente desproporcionado”.
Depois de esfaquear a vítima, de 40 anos, que morreu no local, o agressor tentou suicidar-se, espetando a faca no próprio peito, mas sem sucesso. Recebeu tratamento no hospital e foi detido.