Dia da cidade conta com programa com três momentos distintos onde a palavra de ordem é “homenagear” as gentes da terra
Hoje é dia de “homenagear os nossos”. Foi assim que Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, descreveu o 28 de Junho de 2023 – data que marca os 39 anos da elevação do Barreiro a cidade.
Logo pela manhã, pelas 10h00, ouviu-se o hino nacional nos Paços do Concelho no momento em que hastearam as bandeiras de Portugal e da cidade para marcar o dia em que também se inaugura o passeio ribeirinho “António Cordeiro”, no antigo terreno do Gaio, e se entregam medalhas de reconhecimento na “Cerimónia Barreiro Reconhecido”, que se realiza pelas 18h00 no Auditório Municipal Augusto Cabrita.
“Homenagear os nossos também é isto, que estas novas gerações venham a ter a curiosidade de ir à procura quem é que foram estas pessoas do Barreiro que também engradeceram a nossa cidade, e ao engrandecer a nossa cidade também nos engrandeceram a nós. Porque mostraram que mesmo sendo uma terra de trabalho, mesmo sendo uma terra que passou e passa por dificuldades, era possível sonhar em atingir o topo, que era uma meta que podíamos alcançar, e estas pessoas também nos ensinaram isso”, disse o autarca ao lembrar os barreirenses que já partiram, mas que nunca esqueceram as suas raízes.