Maior praia da arrábida foi a escolhida para içar a primeira bandeira Qualidade Ouro do país este ano. Galapos, Galapinhos e Portinho também têm esta bandeira. Em 2025 a Albarquel já vai ter bandeira azul
A Praia da Figueirinha, na Arrábida, em Setúbal, já ostenta as bandeiras azul, ouro e da acessibilidade depois de, na manhã desta quarta-feira, ter sido a primeira do país, este ano, a içar a bandeira ‘Praia com Qualidade de Ouro’, que é um galardão atribuído pela Quercus às praias com águas de excelência.
A associação ambientalista escolheu a Figueirinha para ser a primeira praia a içar esta bandeira e o município de Setúbal aproveitou para hastear também as duas outras duas bandeiras. A azul, que é atribuída pela Fundação para a Educação Ambiental, atesta a qualidade ambiental, segurança e bem-estar, e a bandeira de Praia Acessível certifica que tem as condições de acesso e fruição para pessoas com mobilidade reduzida.
No concelho de Setúbal, há mais três praias que também têm Qualidade de Ouro; Galapos, Galapinhos e o Portinho da Arrábida. Em todo o País, segundo a Quercus, este ano são 420 as praias com esta bandeira. Mais 26 do que no ano passado.
O presidente da Câmara de Setúbal aproveitou para anunciar que em 2025 a Albarquel já deverá ter Bandeira Azul. André Martins informou que o município vai apresentar essa candidatura no próximo ano, “quando a Albarquel já reunirá todos os requisitos necessários”.
Para a melhoria da qualidade das praias de Setúbal, e das águas em particular, têm contribuído o trabalho e o investimento da Simarsul, empresa do Grupo Águas de Portugal, que gere o sistema de saneamento na Península de Setúbal, responsável pela construção e funcionamento da rede de estações de tratamento (ETAR).
“Esta empresa tem tido um papel importante para estes indicadores da qualidade da água”, referiu Marcos Bartilotti, representante da Quercus.
Para o presidente da autarquia, a bandeira que atesta a qualidade da água e a escolha da Figueirinha para a cerimónia nacional da Quercus é o “reconhecimento de todo o trabalho que tem sido feito pelo município” na valorização das praias de Setúbal. Até o programa ‘Arrábida sem Carros’ é, no entender de André Martins, um exemplo do acerto do trabalho municipal como demonstra “o aumento do número de aderentes, ano após ano”.
O autarca deixou ainda uma palavra sobre o “trabalho extraordinário” da Capitania do Porto de Setúbal e da Polícia Marítima, ao “olharem por estas preciosidades”, que são as praias sadinas.
O presidente do conselho de administração da Simarsul classificou a conquista de três bandeiras Qualidade Ouro para Setúbal como um “marco muito importante” e assegurou que a empresa se guia pelo “compromisso para com a sociedade”. Francisco Narciso acrescentou ainda que manter a qualidade das águas é “um desafio permanente e alargado porque tem a ver com o comportamento de todos”.
A cerimónia do hastear das bandeiras contou também com a presença do Capitão do Porto de Setúbal, comandante Marco Serrano Augusto, e de representantes da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), da Administração da Região Hidrográfica (ARH) e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) que são também parceiros da Quercus no sistema que atribui a bandeira Qualidade Ouro.