André Cabica realça objectivo da associação organizadora para a 60.ª edição: transparecer força e bater o recorde de 400 mil visitantes
José Cid, Emanuel e David Carreira são três nomes grandes da canção nacional confirmados para a Festa das Vindimas, em Palmela, que vai decorrer entre 31 de Agosto e 5 de Setembro e que, este ano, comemora 60 edições. Os nomes dos artistas foram apresentados na passada quinta-feira pela comissão de festas, na Casa Mãe da Rota dos Vinhos.
Mas há mais outros dois nomes de igual dimensão também garantidos, conforme revelou André Cabica, que preside à comissão organizadora. “Vamos ter duas noites reservadas a colectividades locais: uma à Sociedade Filarmónica Palmelense ‘Loureiros’ e outra à Sociedade Filarmónica Humanitária. Cada uma delas irá apresentar um espectáculo com um artista convidado. Rodrigo Leão, no caso dos ‘Loureiros’; e André Sardet, no caso da ‘Humanitária’”, disse o responsável, que avançou ainda a participação dos Fogo Fogo na festa.
E o objectivo no ano em que a festividade comemora um número redondo de existência está bem definido. “Estamos a preparar uma grande celebração, com grande dinâmica. Queremos transparecer força para que a festa seja comemorada por muitos mais 60 anos”, afirmou André Cabica. “Temos habitualmente à volta de 350 mil a 400 mil visitantes e gostaríamos de poder ultrapassar esse número nesta edição”, juntou.
Tradições
Para o sucesso prometem contribuir as actividades tradicionais, que constituem o ADN destas celebrações. E são várias: a eleição da Rainha das Vindimas – que se realiza a 30 de Agosto e que tem inscrições abertas até 31 de Julho –, o mercado de vinhos, a pisa da uva e benção do primeiro mosto, além das provas desportivas e do cortejo etnográfico que este ano tem como tema o “amor” (a coreografia do desfile é da responsabilidade de Miguel Cruz).
“Além da programa cultural, vamos apresentar várias outras actividades, muito abrangentes e diversificadas para chegarmos a todos os públicos”, sublinhou André Cabica.
Presentes na sessão de lançamento desta edição da Festa das Vindimas – onde foi dada a conhecer também a imagem gráfica promocional do evento – estiveram Jorge Mares, presidente da Junta de Palmela, e Maria João Camolas, vereadora responsável pelo pelouro da Cultura, na Câmara Municipal. No último domingo, a autarca, através da sua página pessoal no Facebook, também não deixou de mostrar confiança no êxito da 60.ª edição da festa.
“Vamos celebrar as nossas tradições: receber com orgulho a nossa nova rainha, engalanar as janelas, assistir à benção do primeiro mosto, participar nos cortejos etnográficos dos camponeses e das vindimas, ouvir a nossa marcha e bons concertos musicais, brindar à amizade e às novas colheitas deste território único e coração vinhateiro que é o concelho de Palmela, sua identidade e as suas gentes! Uma festa feita com todos para todos”, escreveu a vereadora.
A Festa das Vindimas foi criada em 1963 para exaltar “os valores e a riqueza da região” – a uva e o vinho.