Sara Silva, vice-presidente da Câmara Municipal, realça crescimento do evento que acentua o ADN local
A partir de hoje e até ao próximo domingo todos os caminhos vão dar à Moita. A Feira de Maio, que exalta a tradição da festa brava, arranca mais logo e, como habitualmente, prepara-se para atrair multidões.
“De ano para ano, apercebemo-nos que há mais visitantes. Até pela divulgação que fazemos, esperamos milhares de pessoas”, diz Sara Silva, vice-presidente da Câmara Municipal da Moita e responsável pelo pelouro da Cultura. E para isso muito contribui a forte componente tauromáquica que integra a programação do certame.
“A Feira de Maio tem na tauromaquia o seu elemento mais marcante. E sendo este um dos primeiros eventos do ano ao nível da festa brava atrai sempre inúmeros visitantes”, sublinha a autarca, sem deixar de realçar o peso que as outras várias actividades programadas também têm na atracção de locais e forasteiros. “Desde a animação musical ao desporto, da área da restauração, com zona de tasquinhas, ao contributo proporcionado pelo movimento associativo…”, adianta, para ilustrar uma espécie de casamento perfeito entre as diversas raízes culturais que concorrem para o ADN local.
Do vasto conjunto de propostas que dão corpo ao programa, Sara Silva salienta, de forma generalizada, as várias iniciativas de animação e a oferta gastronómica, mas, em particular, elege alguns momentos.
“A corrida de toiros [que tem lugar a partir das 16 horas de domingo, na Monumental Daniel do Nascimento] muito apelativa, com bom cartel – e isso faz também a diferença –, além de outras actividades relacionadas com a tauromaquia e dirigidas às várias faixas etárias. Em termos de espectáculos, as actuações do grupo Raya Evolution, de Sevilha, e de Cláudia Martins e os Minhotos Marotos, a fechar feira”, aponta.
Propostas para todos os gostos
A abertura da feira está agendada para as 21 horas desta quinta-feira, na Praça da República, com a intervenção de Carlos Albino, presidente da Câmara Municipal da Moita. Segue-se a actuação da Banda Filarmónica da Moita e depois sobe ao palco o artista Miguel Bravo. No Páteo da Feira mostram-se as sevilhanas ‘Garnacha’ (21h30) e o cantor Fernando Sereno (22h30).
A programação de amanhã (sexta-feira) engloba danças latinas e a actuação de Eurico André, no Páteo da Feira, fados na Praça da República, e a primeira de três largadas de toiros, na Avenida Dr. Teófilo Braga, com recolha a cabo de campinos e cavaleiros amadores. Previstas estão também duas saídas da charanga do Rosário.
Algumas associações do concelho vão animar os largo do Mercado e Conde Ferreira e no sábado, logo pelas 8 horas da manhã, tem lugar o 20.º Convívio de Pesca Desportiva, na Caldeira da Moita, seguido (10 horas) de nova largada de toiros (e recolha). A iniciativa “Toiro na Praça”, na Monumental Daniel do Nascimento, pelo meio-dia, a apresentação das casas agrícolas e a 3.ª Prova do Boi da Guia (a partir das 15 horas), além de uma vacada (17 horas), preenchem a tarde na Avenida Dr. Teófilo Braga. Na Praça da República, às 14 horas, realiza-se a iniciativa “Venha Brincar aos Toiros (com tourinhas) e à noite actua o grupo Raya Evolution (22h30). E no Páteo da Feira, a noite de sábado estará entregue às sevilhanas ‘Soledad’, da Sociedade Estrela Moitense (21h30), e ao artista setubalense Jorge Nice (23 horas).
Domingo, último dia do certame, “arranca” com mais uma largada de toiros (9h30). No Largo do Mercado Municipal haverá zumba (10 horas), uma demonstração de jogo do pau (11 horas) e danças e cantares da UNISEM (11h45). O almoço da feira, criado em 2012, realiza-se na Rua 5 de Outubro pelas 13h30 e é seguido de animação com a charanga do Rosário e com passistas e bateria de samba.
A animação passa também pelo Largo Conde Ferreira com ‘Espiga Dourada’ (14 horas), bateria de samba (15 horas), danças medievais (15h30), e cante alentejano e cavaquinhos da UNISEM (a partir das 16h30). No Páteo da Feira faz-se ouvir música com JM Karaoke (16h30) e Mário Rui (20h30) .
O espectáculo com Cláudia Martins e os Minhotos Marotos, a partir das 22 horas na Praça da República, e o fogo-de-artifício na Caldeira da Moita, à meia-noite, encerram as festividades.
Trânsito Alterações na circulação e no estacionamento automóvel
O certame vai obrigar a alterações na circulação rodoviária e no estacionamento automóvel, em várias artérias da vila mas em horários diferentes consoante o dia e o local. A informação está disponível na página de Facebook do município. Os condicionamentos são apontados ao troço da Avenida Dr. Teófilo Braga entre a Rua João da Nova e a Praça da República; Praça da República; Rua Miguel Bombarda; Rua Silva Evaristo; Rua Machado Santos; Largo da Igreja; Largo Capitão Mor; Largo do Trabalhador; Largo Soeiro Pereira Gomes; e Avenida Marginal. São também afectadas, devido à realização das largadas, além da Avenida Dr. Teófilo Braga, a Alameda dos Bombeiros Portugueses, a Rua do Parque e o troço da Rua João da Nova, compreendido entre a Rua Bartolomeu Dias e a Avenida Dr. Teófilo Braga.